Publicidade
Manaus
Dia Mundial Sem Carro

Radar ‘vivo’ fotografa veículos que estão acima da velocidade permitida em Manaus

Uma pessoa fantasiada como radar eletrônico dispara um flash, como se tivesse fotografando a placa dos veículos que ultrapassam a velocidade máxima permitida na via 22/09/2016 às 22:36 - Atualizado em 23/09/2016 às 12:14
Show pedala 23
Ação foi promovida pelo movimento Pedala Manaus nesta quinta-feira (23). Foto: Antonio Lima
Rafael Seixas Manaus

Para fechar com chave de ouro a programação do Dia Mundial sem Carro, comemorado nesta quinta-feira (22), o Movimento Pedala Manaus está “pregando” uma peça, desde as 21h, de conscientização nos condutores que abusam da velocidade na avenida Ephigênio Salles, no bairro Aleixo, na Zona Norte de Manaus. Uma pessoa fantasiada como radar eletrônico dispara um flash, como se tivesse fotografando a placa dos veículos que ultrapassam a velocidade máxima permitida na via.

De acordo com o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), em todas as vias urbanas dentro da capital a velocidade máxima admitida é 60 quilômetros por hora. Nos trechos com faixa de pedestre, essa velocidade é reduzida para 40 quilômetros por hora.

“A gente está com um APP [aplicativo] que mede a velocidade dos carros. No veículo que estiver em alta velocidade, nós vamos usar o flash que simula um radar. Se houvesse radar, os condutores andariam em baixa velocidade. O Ephigênio Salles é uma das avenidas mais perigosas da capital. Se existisse a imposição para o uso, congestionaria menos o trânsito; uma via acalmada também estimularia mais pessoas para andar de bicicleta e teria mais ciclistas na rua, usando essa avenida”, declarou um dos coordenadores do Pedala Manaus, Paulo Aguiar.

“Tudo será gravado e vamos disponibilizar nas nossas redes sociais e sites. Isso é uma forma de chamarmos a atenção da prefeitura. Estamos há mais de um ano sem radar na cidade”, acrescentou, complementando que a pegadinha foi inspirada em um vídeo europeu.

As redes sociais do movimento são Pedala Manaus (Facebook) e @pedalamanaus (Twitter e Instagram), além do site http://www.pedalamanaus.org.

Publicidade
Publicidade