Publicidade
Manaus
Blitz radares Manaus

Radares instalados na Avenida São Jorge são fiscalizados pelo Ipem-AM

A ação teve por objetivo a verificação metrológica dos medidores de velocidade também conhecidos como radares eletrônicos 22/05/2013 às 11:05
Show 1
Blitz nos medidores de velocidade foi realizada na noite de terça-feira(21)
acritica.com Manaus

O primeiro radar verificado pelos fiscais do Ipem-AM, foi o da avenida São Jorge de ambos sentidos (bairro/centro e centro/bairro) que mede a velocidade de 40 km/h. Para a realização dos testes metrológicos foi utilizado um equipamento chamado cronotacômetro instalado no veículo oficial do órgão, que mede a distância e a velocidade instantânea indicada no radar, cujo percurso foi realizado em três etapas: de 40km/h, 60km/h e 80km/h, sendo os mesmos aprovados.

A ação também contou com o apoio dos agentes de trânsito do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), que interditaram as vias.


De acordo com Diretor-presidente do Ipem-AM, engº Márcio André Brito, o Ipem-AM é responsável pela verificação metrológica dos medidores de velocidade. “Em Manaus existem 16 radares eletrônicos, e todos irão passar pelos ensaios metrológicos do instituto e com estes exames realizados, proporcionamos mais segurança aos condutores de veículos para não se sentirem lesados, uma vez que atestamos os radares para a aprovação dos mesmos.”

Brito ressaltou ainda que os equipamentos aprovados receberão um certificado válido por um ano, mas, em caso de reprovação, a empresa responsável pelo radar será notificada devendo corrigir o erro, disse.

Caso seja detectada alguma irregularidade nos medidores de velocidade, as multas podem chegar a 1,5 milhão de reais. 

O consumidor que desconfiar da medição dos equipamentos, podem entrar em contato com a ouvidoria do órgão pelo 0800 092 2020 que funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h, de 13h30 às 16h30.




Publicidade
Publicidade