A expectativa da Receita Federal é que sejam recebidas no Amazonas, este ano, 300 mil Declarações de Ajuste Anual do Imposto de Renda Pessoa Física
(Informações sobre a declaração do IRPF podem ser obtidas na página da Receita Federal na internet)
A Receita Federal do Brasil no Amazonas recebeu, até as 9h desta sexta-feira (22), 66.652 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2013. A expectativa da Receita Federal é que sejam recebidas no estado, este ano, 300 mil Declarações de Ajuste Anual do Imposto de Renda Pessoa Física.
Receita também ampliou os serviços do IR para smartphones e tablets. A versão traz novidades como cálculo e pagamento de impostos, além de mais facilidades para consultar declarações e situação cadastral no CPF. Para isso, é necessário o cadastramento prévio do equipamento móvel no e-CAC, na página da Receita na internet http://www.receita.fazenda.gov.br/ .
Entre as novidades disponíveis para smartphone e tablet se encontra também uma versão resumida do “Perguntão IRPF2013” disponível na página da RFB. Nessa versão poderão ser feitas consultas por capítulo ou pesquisas por palavra-chave, havendo também opção de marcar como "favorita", formando uma base pessoal de informações de maior interesse.
De acordo com o delegado da Receita Federal em Manaus, Leonardo Barbosa Frota, essas melhorias buscam facilitar a vida do contribuinte que utiliza aparelhos móveis e, em boa parte, vieram de sugestões dos próprios contribuintes.
"A Receita Federal busca uma nova forma de comunicação com a sociedade e outras novidades virão por aí", finalizou.
Serviços móveis
Impressão de Darf
A partir deste mês, o contribuinte que já fez sua declaração e apurou imposto a pagar já pode gerar e imprimir o DARF para pagamento por meio de um smartphone ou tablet. O contribuinte pode imprimir cotas do IR dos últimos sete anos.
Cálculo do IR
Outra importante inovação a favor dos contribuintes que utilizam os aparelhos móveis, é que agora poderão usá-los para simular o cálculo do Imposto de Renda Pessoa Física, mensal e anual. O aplicativo indica também qual a melhor opção para a declaração, se padrão ou simplificada, dependendo de cada situação.