Publicidade
Manaus
EDUCAÇÃO

Recesso escolar da rede pública de ensino começa esta semana em Manaus

As “mini férias” na rede municipal começaram na segunda-feira (26), enquanto nas escolas estaduais os alunos serão liberados na sexta (30) 28/06/2017 às 05:00 - Atualizado em 28/06/2017 às 09:29
Show capturargfdg
Rede municipal iniciou recesso na segunda e a rede estadual começa na sexta. Foto: Winnetou Almeida
Álik Menezes Manaus (AM)

No período de recesso escolar, estudantes de Manaus pretendem viajar para descansar, aproveitar alguns dias com a família ou até dedicar tempo em atividades extracurriculares para turbinar os estudos. As “mini férias” na rede municipal de ensino começaram na última segunda-feira (26), enquanto nas escolas estaduais os alunos serão liberados na próxima sexta-feira (30). 

Segundo a Secretaria Municipal de Educação (Semed), mais de 230 mil alunos da rede pública municipal iniciaram o recesso escolar na segunda-feira e retornarão às salas de aula no dia 10 de julho e não haverá nenhum tipo de atividade extracurricular para os alunos. 

Para aproveitar os dias de recesso, o estudante Felipe Josevi Bemergui, 14, irá para o município de Tefé matar a saudade do pai, que não vê há alguns meses. Segundo a mãe do adolescente, Felipe viajará para esquecer por alguns dias da rotina diária que é cansativa porque, além de ensino regular, ele também faz outros cursos, como inglês e informática. “É uma viagem que foi programada há meses, ele está contando os dias para viajar e encontrar o pai. Ele merece dias de descanso porque a rotina é bem puxada normalmente”, disse a industrária Marcília Paulino, 40. 

A estudante Letícia Lima da Costa, 15, também vai viajar com a família durante o recesso de nove dias. Segundo a jovem, os pais pedem férias no mesmo período que ela estará. “Ás vezes, nós  vamos para o interior com parentes que temos por lá, mas este ano vamos para Belém, no Estado do Pará. Conseguimos passagens em promoção, estou contando os dias nos dedos”, contou a adolescente. 

Diferentemente de Felipe e Letícia, o adolescente João Carlos de Almeida, 17, fez um acordo com os pais e dedicará os dias férias em atividade extracurricular. O jovem está se preparando para prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).  “O ano está passando rápido. Preciso aproveitar cada minuto e estudar mais. Preciso entrar na faculdade pública e não posso me dar o luxo de descansar, não nesse momento. Depois que eu for aprovado, vou descansar um pouco”, contou.

Planejamento

Enquanto alunos da rede pública municipal estão de recesso, a Semed informou que os professores estarão participando de formações e planejamento estratégico. Segundo a secretaria municipal, o objetivo é garantir melhorias no ensino e aprendizagem e o cumprimento da elevar em 15% as notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). 

A Semed informou que, nesse período, haverá planejamento mensal nas escolas, em que será realizada uma acolhida junto com os diretores e uma das orientações para as unidades escolares com o objetivo de rever os conteúdos pedagógicos e priorizar ações para elevação dos índices educacionais, no segundo semestre.

Publicidade
Publicidade