Publicidade
Manaus
EDUCAÇÃO

Rede pública vai ofertar mais de 180 mil vagas para o ensino em 2019

Reservas serão disponibilizadas em 16 de janeiro pelo site e aplicativo, mas cadastros de dados dos novos alunos já podem ser feitos a partir desta terça-feira (11) 11/12/2018 às 14:40
Show matriculas 6c0fa2ba adcf 475b 9a37 a025b2cbfc52
Foto: Jair Araújo
Cecília Siqueira Manaus (AM)

A rede pública de ensino deve ofertar mais de 180 mil novas vagas para o ano letivo de 2019. As reservas de vagas para as redes estadual e municipal serão disponibilizadas em 16 de janeiro através do site www.matriculas.am.gov.br, mas os responsáveis pelas matrículas já podem adiantar o processo cadastral no mesmo endereço. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (11), durante coletiva de imprensa na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Os dados dos novos alunos e responsáveis podem ser inseridos na plataforma a partir desta terça-feira (11), para evitar transtornos e gargalo no site quando as reservas começarem. A informação é do diretor-presidente da empresa de Processamento de Dados do Amazonas (Prodam), Fábio Naveca. “Depois é só aguardar pelo segundo passo, que já é efetuar a reserva da vaga pretendida”, disse ele.

O período de rematrícula acontece de forma automática de 16 de dezembro a 2 de janeiro de 2019. O encaminhamento para outras escolas será nos dias 7 e 8; de 9 a 11 de janeiro acontece de 9 a 11 de janeiro; o acesso para alunos novos com deficiência será nos dias 14 e 15; e do dia 16 a 20 de janeiro serão disponibilizadas as novas vagas para os alunos em geral.

Cerimônia contou com a secretária municipal, Kátia Scheickardt, e secretário estadual de Educação, Gedeão Amorim (Foto: Jair Araújo)

O atendimento presencial, para quem não tem acesso à internet, será feito nas unidades de ensino, seguindo as datas do calendário letivo, no horário de 8h às 17h.

Sem filas

Pelo município 40.169 mil novos alunos são esperados, já a rede estadual de ensino conta com 143.060 mil novas vagas. De acordo com a titular da Semed, Kátia Schweickardt, além de garantir o aumento de vagas para o acesso à educação básica, a inauguração de novas escolas é uma das expectativas para o próximo ano.

“São mais de 27 mil vagas para a Educação Infantil, que é nossa batalha de sempre incluir as crianças desde muito pequenas na escola. É uma determinação do Plano Municipal de Educação, a abertura dessas vagas. Para o Ensino Fundamental serão mais de 12 mil vagas. A Semed Manaus está preparada para atender 250 mil alunos e devemos ficar em 239 mil matrículas”, estima a secretária.

Das 143.060 novas vagas ofertadas pela Seduc, 10.215 são destinadas ao 5º ano do Ensino Fundamental; para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) serão 17.109; e 50.841 vagas são para voltadas do 6º a 9º ano do Ensino Fundamental, para o Ensino Médio são 64.895 vagas.

Para o titular da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Gedeão Amorim, é importante o processo de adiantamento no cadastro, assim como a facilitação do acesso das reservas de matrícula para toda a população, inclusive a que não possui acesso a internet. 

“Os processos seletivos para escolas de maior preferência, para escolas da polícia, bilíngues e de tempo integral, tem algumas limitações nessas ofertas, portanto o sistema está fazendo isso. Queremos que as pessoas sejam motivadas de algum modo para fazer as reservas e correr a matrícula, porque o Estado e Município têm a oferta das vagas. Desde semana passada fizemos o processo de recepção para os processos das escolas de tempo integral e esta semana para os colégios militares. E a partir de janeiro faremos as novas matrículas até que feche o sistema”, explica Gedeão.

Calendários diferenciados

Desde a semana passada as escolas militares estão com as inscrições abertas para processo seletivo de 2019, o prazo é até dia 21 para os interessados. Para o Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano, a partir do 6º ano e Ensino Médio, a inscrição pode ser feita em qualquer uma das escolas estaduais do Amazonas.

A lista dos selecionados, será divulgado em 4 de janeiro de 2019 e pode ser conferida no mural das unidades escolares e também pelos endereços eletrônicos https://www.educacao.am.gov.br e https://pm.am.gov.br/portal/. No total, são disponibilizadas 863 vagas.

Já as inscrições para as 2.400 vagas ofertadas pelas Escolas Estaduais de Tempo Integral (PSEETI), aconteceram de 5 a 7 deste mês. A divulgação dos selecionados será feita amanhã (12) nas escolas participantes e através do site www.educacao.am.gov.br.

Com exceção do município de Parintins, o atendimento para as escolas dos demais municípios amazonenses seguem o calendário de matrículas divulgado.

Publicidade
Publicidade