Sexta-feira, 05 de Junho de 2020
POLÍTICA

Requerimento da ALE pede implantação de sistema com informações sobre pacientes com Covid-19 no AM

Serviço, proposto pelo deputado Sinésio Campos (PT), atenderia a familiares de pessoas internadas nas unidades da rede estadual de saúde



WhatsApp_Image_2020-05-03_at_14.52.57_688E5ADB-914A-41C2-9718-1D8976BCAF32.jpeg Foto: Euzivaldo Queiroz
06/05/2020 às 17:37

A Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) submeteu um requerimento de indicação que pede que o Governo do Amazonas implante um serviço de informação sobre o quadro clínico dos pacientes internados acometidos pelo novo coronavírus para auxiliar os familiares dos internados. 

De autoria do deputado estadual Sinésio Campos (PT), o requerimento foi apresentado nesta quarta-feira (6), durante a sessão plenária virtual da ALE-AM.



O requerimento sugere a utilização de um serviço de comunicação denominado contact center, que enviará atualização diária via WhatsApp aos familiares responsáveis sobre o estado de saúde dos internados pela Covid-19. 

Segundo o texto do requerimento n° 2259, após inúmeras reclamações dos familiares de pacientes de diversas partes do estado sobre dificuldade de acesso aos boletins médicos. Tendo em vista o momento catastrófico, é necessário um canal de comunicação mais eficiente entre hospitais e familiares de pacientes internados.

“Faz-se necessário a implantação do serviço de comunicação mais inovador, para atender aos familiares dos internados infectados pela Covid-19, não somente por ligação, mas também por e-mail, chat e aplicativo (whatsaap), ou seja, pelo canal de comunicação imediato para obter informações diárias do boletim do paciente”, sugere o requerimento.

O deputado Sinésio Campos disse que atualmente os familiares dos pacientes infectados pelo novo coronavírus acampam na entrada dos hospitais em busca de informação que “muita das vezes não chegam”. 

“A intenção do requerimento é que os hospitais possam dar informações mais precisas sobre o diagnóstico e quadro clínico dos pacientes aos familiares e amigos que estão internados”, declarou.

Procedimento

Indicação é um instrumento legislativo aprovado pelo Plenário ou pela Mesa Diretora cuja finalidade é a de sugerir que outro órgão tome providências que lhe sejam próprias. O deputado pode provocar a Secretaria de Obras e a de Saúde que providenciem a reforma de uma unidade hospitalar, por exemplo.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.