Publicidade
Manaus
HISTÓRIA

Revitalização do antigo prédio da Faculdade de Direito da Ufam é pauta na ALE-AM

Com 107 anos de existência, o antigo prédio da Faculdade de Direito da UFAM está desativado desde 2012. 16/08/2016 às 05:00
Show ap recupera  o da velha jaqueira   hf  6
Movimento "Salve a Velha Jaqueira" teve apoio da Comissão de Cultura da ALE-AM (Foto: Divulgação)
Geizyara Brandão Manaus (AM)

Com 107 anos de existência, o antigo prédio da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), que ficou conhecido como Velha Jaqueira, está desativado desde 2012. O Movimento “Salve a Velha Jaqueira” teve o apoio da Comissão de Cultura (CCult) da Assembleia do Estado do Amazonas (ALE-AM) e participou de uma audiência pública nesta segunda-feira, 15, no Plenário da casa legislativa.

De acordo com o presidente da CCult, deputado Bosco Saraiva, o evento visa a angariaMovimento "ção de recursos e visibilidade do movimento. “Nós queremos ampliar esse desejo, essa luta para que buscando recursos oficiais e não oficiais a gente possa, de forma legal, absolutamente transparente restaurar o mais rápido possível aquele prédio”, explicou o parlamentar.

Para o idealizador do movimento, o advogado Júlio Antônio Lopes, a causa ganhará mais visibilidade e ressalta a importância histórica da Velha Jaqueira que participou de momentos singulares e é símbolo da formação jurídica do Amazonas.

Segundo o ofício enviado pelo superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Amazonas (IPHAN-AM), Almir de Oliveira, o antigo prédio da Faculdade de Direito está inserido no poligonal do tombamento do Centro Histórico de Manaus e não está sob risco iminente, sendo encaminhadas orientações que permitirão o restauro do monumento.

O professor aposentado da UFAM, Alcebíades de Oliveira, sugeriu que a ata da audiência fosse entregue a reitora da Universidade, Márcia Perales, evidenciando a ausência da mesma e reforçou a proposta para que o prédio seja um Museu. O deputado Bosco Saraiva declarou que a Comissão atenderá as proposições apresentadas.

Publicidade
Publicidade