Domingo, 12 de Julho de 2020
DURANTE VISITA A MANAUS

Ricardo Salles e Wilson Lima assinam cooperação em prol de áreas urbanas

O acordo de cooperação prevê instalação de dispositivos, melhoria de gestão de resíduos, implantação de novas tecnologias e outras ações. O ato contou com a participação do administrador da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, Andrew Wheeler



ERALDO_LOPES_1_B4E29E1C-9074-462F-A6C6-AF5D96717A2A.jpeg Foto: Eraldo Lopes
01/02/2020 às 13:49

O governador do Amazonas Wilson Lima e o ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles assinaram na manhã deste sábado (1º), acordo de cooperação que prevê uma série de medidas para melhorar as condições ambientais em áreas urbanas do estado do Amazonas.

O ato ocorreu na praia da Ponta das Lajes, Colônia Antônio Aleixo, Zona Leste de Manaus, e contou com a participação do administrador da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA), Andrew Wheeler.



Instalação de dispositivos, melhoria de gestão de resíduos, implantação de novas tecnologias são alguns dos tópicos do convênio, que inclui ainda soluções de saneamento para a comunidade ribeirinha e outras localidades que tenham problemas de coleta e tratamento de esgoto.

Foto: Eraldo Lopes 

"Vamos desenvolver estações de tratamento de qualidade do ar, com acesso a equipamentos adequados para estas ações e campanhas da agenda nacional de qualidade ambiental urbana", acrescentou Salles. "A gestão da limpeza dos rios e oceanos é também foco das ações da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos".

Segundo Lima, a parceria vai possibilitar o alinhamento de políticas com o governo federal e, dessa forma, avançar em soluções para problemas crônicos do Amazonas, como os lixões.

O governador elencou algumas ações que o governo está promovendo para promover a melhoria da qualidade de vida para a população do interior.

Foto: Eraldo Lopes

"Hoje, os moradores de Apuí podem beber água de qualidade. Em Maués, já entregamos a maior obra de saneamento básico do estado, com 50% de tratamento de esgoto e cobertura de distribuição de via potável de 92%", ressaltou.

"Essa questão do plástico e do lixo é de grande interesse para o governo dos Estados Unidos e o governo brasileiro. Nesse sentido, há uma forte cooperação entre ambos", comentou Wheeler, primeiro representante da EPA a visitar o Amazonas em cinquenta anos de existência da Agência.

Na chegada à praia, a comitiva foi recebida pelo grupo Garis da Alegria e fez coleta de lixo no local, onde são desenvolvidas ações de recuperação ambiental realizada por voluntários.

Foto: Eraldo Lopes

 

News d amorim 845c88c9 db97 48fa b585 f1c0cb967022
Repórter de Cidades
Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Além de A Crítica, já atuou em uma variedade de assessorias de imprensa e jornais, com ênfase na cobertura de Cidades e Cultura.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.