Publicidade
Manaus
Manaus

Rio Negro está 50 centímetros acima do nível em relação a 2013

Chefe do Serviço Hidrográfico do Porto de Manaus, Valderino Pereira, diz que apesar do nível do rio estar 50 centínetros acima do nível do ano passado, não quer dizer que haverá uma grande enchente 21/11/2014 às 15:59
Show 1
Engenheiro Valderino Pereira da Silva diz que ainda é cedo para prever uma grande cheia em 2015
JÉSSICA VASCONCELOS Manaus (AM)

O rio Negro, que desde o início do mês de novembro começou a encher e atingiu ontem a marca de 20,24 metros. De acordo com dados coletados no porto de Manaus o rio tem subido entre um e dois centímetros por dia o que é considerado normal pelo chefe do Serviço Hidrográfico do Porto de Manaus, Valderino Pereira da Silva.

Ele explica que normalmente a mínima de vazante ocorre em meados de outubro e início de novembro e que ainda é muito cedo para falar em uma grande enchente, pois é preciso um acompanhamento no decorrer dos meses. "No ano passado a vazante atingiu 19,35 metros e este ano 19,90 metros, ou seja, 55 centímetros a mais, porém isso não quer dizer que vai haver uma grande enchente", disse Valderino.  

Como exemplo de que ainda é muito cedo para prever uma grande enchente, o chefe de hidrologia lembra que em 1973 o rio marcou a cota mínima de vazante de 21,6 metros, enquanto no ano seguinte a marca foi  28,46 metros.

No ano passado o rio estava enchendo 11 centímetros ao dia e nessa data estava com cota de 19,98 metros, já este ano em 24 dias encheu somente 34 centímetros."Vamos ver o que vai ocorrer porque ainda temos pela frente pelo menos oito meses de enchente, portanto, é muito cedo para afirmar algo", disse Valderino.

A Defesa Civil do Estado informou que segue fazendo acompanhamento e monitoramento da enchente em todos os municípios do Amazonas, mas que até o momento não há nenhum local em estado de alerta. O órgão informou ainda que nesse momento as prefeituras devem trabalhar na regularização e prestação de contas da enchente passada e ainda realizar o trabalho de prevenção.


Publicidade
Publicidade