Publicidade
Manaus
Trânsito

Rotatória da Suframa ganhará alças de retorno em dois pontos distintos

Após a intervenção viária, a manobra poderá ser feita sem a necessidade de contornar toda a “bola” 16/04/2016 às 16:22
Show al a
As novas alças seguem os mesmos moldes das já instaladas pela prefeitura no Complexo Viário Gilberto Mestrinho, no Coroado (foto: Alexandre Fonseca/Seminf)
Acritica.com Manaus (AM)

A rotatória da Suframa, no Distrito Industrial, Zona Sul, ganhará duas alças para atender motoristas que trafegam nas avenidas Silves e Rodrigo Otávio e querem fazer retorno. Após  a intervenção viária, a manobra poderá ser feita sem a necessidade de contornar toda a “bola”. Os trabalhos para construção dos novos retornos iniciaram há uma semana.

Inicialmente, as equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) atuam em duas áreas. A primeira alça será instalada na Avenida Silves e favorece o retorno para os bairros do Morro da Liberdade, São Lázaro, Betânia  e outros da zona Sul. A segunda alça será construída na Avenida Rodrigo Otávio para beneficiar os motoristas que vem do Japiim e necessitam retornar.

De acordo com o subsecretário de Serviços Básicos, Antônio Peixoto, as novas alças seguem os mesmos moldes das já instaladas pela prefeitura no Complexo Viário Gilberto Mestrinho, no Coroado, zona Leste. Ao todo, o complexou ganhou quatro retornos beneficiando os motoristas que trafegam nas avenidas Rodrigo Otávio, Ephigênio Salles e André Araújo e na Alameda Cosme Ferreira.

“Essas intervenções, apesar de pequenas, têm reflexos positivos na fluidez do trânsito. O resultado positivo que a prefeitura obteve nos trabalhos realizados no Complexo Viário Gilberto Mestrinho refletiu em uma expansão desse tipo de intervenções. Agora é a vez da rotatória da Suframa ter essas melhorias no trânsito”, destacou.

Os locais para a construção das alças foram mapeados pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans). O objetivo principal das intervenções, segundo o diretor presidente do órgão, Eudes Albuquerque, é diminuir o fluxo de veículos na rotatória. “As intervenções melhoram a fluidez nesse trecho porque a quantidade de veículos será distribuída entre as alças. É uma medida que proporciona mais segurança e comodidade para quem trafega nessa área”, observou.

A expectativa da prefeitura é reduzir o fluxo de veículos na rotatória da Suframa em até 20% e desafogar o trânsito naquela área. No horário de pico, segundo o Manaustrans, a rotatória é utilizada por mais de 20 mil carros por hora.

 

Publicidade
Publicidade