Publicidade
Manaus
Manaus

Rotatória do Complexo Viário Gilberto Mestrinho será recapeada a partir desta segunda

Em setembro do ano passado, a Prefeitura de Manaus realizou reparos no pavimento asfáltico das alças superiores do Complexo. Inaugurada em janeiro de 2010, o local mais conhecido como Bola do Coroado é o principal eixo viário entre as Zonas Leste, Sul e Centro-Oeste da capital 02/08/2015 às 15:26
Show 1
As obras serão realizadas no período noturno para que não comprometam o trânsito
acritica.com* Manaus (AM)

A rotatória do Complexo Viário Gilberto Mestrinho, no bairro Coroado, Zona Leste de Manaus, será novamente recapeada pela Prefeitura de Manaus a partir desta segunda-feira (3). Os trabalhos serão executados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e estão divididos em duas etapas: fresagem - que consiste na retirada do asfalto antigo - e aplicação de duas novas camadas asfálticas. 

As obras, de acordo com o secretário de Infraestrutura, Alexandre Morais, serão realizadas no período noturno para que não comprometam o trânsito, tendo em vista o grande fluxo de veículos no local. O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) vai atuar na área para orientar os motoristas.
 
Os trabalhos na rotatória iniciam a partir das 22h. A estimativa da secretaria é de concluir as obras em até 40 dias. Inicialmente apenas uma das três faixas da rotatória terá o fluxo de veículos interditado. “Vamos trabalhar sempre em uma faixa e deixar outras duas com acesso para os motoristas. A fresagem inicia pela faixa interna, mais próxima da bola. Por último será fresada a alça externa que fica próxima às alças de acesso às avenidas”, destacou.
 
A frente de obras envolverá uma equipe com 20 homens, uma máquina fresadora de asfalto, caçambas, vassoura elétrica, carros-pipas e outros aparelhos pesados. O recapeamento terá dez centímetros de espessura, com duas camadas: a primeira revestida com binder e a segunda com Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ). Serão usadas 2.380 toneladas de massa asfáltica para recapear aproximadamente 9.400 m².
 
As oito pistas que formam o início - aproximadamente 15 metros - do encabeçamento das alças viárias da Rodrigo Otávio, Cosme Ferreira, André Araújo e Darcy Vargas também serão recapeadas após a finalização dos trabalhos na rotatória.
 
Grandes corredores
 
A retirada do asfalto antigo e a aplicação de uma camada asfáltica mais resistente fazem parte do pacote de ações da prefeitura que vai levar melhorias para os principais corredores viários da cidade. "Realizamos um trabalho semelhante na Rotatória do Mindu em abril. Vias como essa recebem grade fluxo de veículos e o pavimento acaba deteriorado e apresentando ondulações e desníveis. Esse tipo de obra proporciona melhores condições de acesso aos condutores e segurança para os pedestres", explica Morais.
 
Outras 120 vias serão recapeadas nos próximos meses pela prefeitura. A primeira etapa das obras contempla 67 corredores viários nas zonas Lestes, Oeste, Norte e Centro-Sul. Entre eles, as ruas Ramos Ferreira e Leonardo Malcher, no Centro; avenidas Mirra e Hilário Gurjão, no Jorge Teixeira; Tefé e Costa e Silva (antiga Silves), na Cachoeirinha; Presidente Kennedy, no Educandos, e Rodrigo Otávio, no Corado.
 
*Com informações da assessoria de imprensa

Publicidade
Publicidade