Publicidade
Manaus
TRÂNSITO

Rotatória na av. Torquato Tapajós tem trecho interditado para início de obras de viaduto

Via que faz confluência com a estrada do Tarumã e a av. José Henriques foi fechada e o trânsito no local já começou a sofrer alterações. Veja as mudanças 28/03/2018 às 12:25
Show 2009e0af ffa5 473e 9cf1 d3710d7b6017
Foto: Divulgação
Silane Souza Manaus (AM)

Parte da rotatória situada na confluência entre a avenida Torquato Tapajós, a estrada do Tarumã e a avenida Arquiteto José Henriques foi interditada na manhã desta quarta-feira (28) para o início dos serviços necessários para construção do trevo que ligará o Anel Sul ao Anel Leste na cidade. A estimativa da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) é que a obra leve oito meses para conclusão.

Além da sinalização horizontal e vertical, diurna e noturna, agentes de trânsito estão posicionados na área para disciplinar o trânsito e orientar motoristas a respeito das mudanças. O diretor de engenharia do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), Manoel Reis Júnior, disse que um planejamento foi feito para viabilizar o tráfego no local.

“Nós ainda vamos estar mexendo em sinalização horizontal e vertical, inclusive estávamos fazendo os últimos ajustes para que hoje a noite a gente faça a conclusão desse serviço. Também vamos estar implantando alguns conjuntos semafóricos para que faça orientação necessária para os condutores”, afirmou Manoel.

O secretário estadual de Infraestrutura, Oswaldo Said, enfatizou que está em contato direto com a empresa que responde pela obra e com a prefeitura para encontrar alternativas que ocasionem o mínimo possível de transtorno aos motoristas que utilizam estas vias diariamente.

Ele destacou que a obra é importantíssima para melhorar o fluxo de veículo na avenida Torquato Tapajós. “Quando a obra estiver pronta nós vamos tirar todas as sinalizações daqui e a fluidez de carros vai ser muito grande. Mas é uma obra muito complexa porque nós temos algumas interferências na parte da iluminação, a Cigás também passa aqui. Tem que ser obra bastante estudada. Mas num prazo de oito a nove meses, o verão chegando, ela vai estar pronta para ser entregue a cidade de Manaus”.

O Anel Viário Sul, situado entre a avenida Santos Dumont e o Complexo Viário José Henriques, no entroncamento com a avenida Torquato Tapajós, vai ter 8,5 quilômetros de vias duplicadas que deverão facilitar o transporte de insumos do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes até as fábricas do Distrito Industrial e de produtos acabados do Distrito em direção ao aeroporto. “A intenção é tirar as cargas pesadas de circulação da Torquato”, afirmou Said.

Mudanças no trânsito

1) Os dois sentidos da estrada do Tarumã permanecem inalterados;

2) Da estrada do Tarumã para a av. Arquiteto José Henriques/Margarita há três opções de acesso:
- Dobrar à direita na av. Torquato Tapajós até o retorno, na altura do conjunto Santos Dumont;
- Dobrar à direita na Torquato Tapajós para acessar a avenida Zilá, e dobrar à direita na avenida Campos Sales;
- Dobrar à direita na Torquato Tapajós para acessar a avenida Sete de Maio, e dobrar à direita na avenida Mulateiro;

3) Na avenida Torquato Tapajós, os dois sentidos permanecem inalterados, bem como a entrada à direita para acessar o Centro de Direção Veicular do Detran-AM, na av. Arquiteto José Henriques;

4) Entretanto, a av. Arquiteto José Henriques passará a funcionar em mão dupla;

5) Para quem acessa da av. Arquiteto José Henriques/Margarita para a estrada do Tarumã, vai ser preciso dobrar à direita na Torquato Tapajós, depois entrar à esquerda e, em seguida, na rotatória.

Publicidade
Publicidade