Publicidade
Manaus
REDUÇÃO

Roubos e furtos de veículos caem 39,3% no 1º semestre em Manaus, diz SSP

No período, foram registrados 2.777 casos na capital, uma retração em comparação ao mesmo período do ano passado. Governo afirma que mais de 1.300 veículos foram recuperados 03/09/2018 às 17:39
Show motos 7bfc91cd 497a 4b62 ab2d cd6e3567a6b5
Foto: Divulgação/SSP
acritica.com Manaus (AM)

Manaus fechou o primeiro semestre com redução no número de ocorrências de roubos e furtos de veículos. No período, foram registrados 2.777 casos na capital, uma retração de 39,3% na comparação com o mesmo período do ano passado. Os indicadores são da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). A recuperação de veículos avançou este ano: 1.387 motos e carros foram encontrados pelo sistema de segurança.

De janeiro até agosto deste ano, 78 infratores foram presos pelo crime de roubo e furto de veículo em Manaus. Dos presos, 59 foram em flagrante e outros 19 em cumprimento a mandados de prisão. Os dados são da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), da Polícia Civil, que indiciou 134 pessoas pelo crime nos últimos sete meses.

Além das investigações da Polícia Civil (PC) e das recuperações feitas diariamente pela Polícia Militar, a Secretaria de Segurança Pública tem coordenado operações integradas para a recuperação de veículos, envolvendo também a PM, Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Secretarias Executivas Adjuntas de Operações (Seaop), de Inteligência (Seai) e de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi).

De acordo com o titular da DERFV, delegado Rafael Allemand, esses números são resultado desse trabalho reforçado. “Estamos concentrados em prender os ‘cabeças’, como despachantes, falsificadores de documentos e aqueles que fazem adulteração das placas e chassis de veículos. Houve muitas prisões desse tipo neste ano”, disse.

Entre janeiro e maio deste ano, foram registrados 1.120 furtos e 1.650 roubos a veículos na capital do Estado.

Veículos recuperados

Neste ano, a SSP informou que, em todo o Estado, foram recuperados 1.387 mil veículos, conforme dados consolidados até o mês de junho. No interior, duas operações especiais resultaram na recuperação de 146 veículos com restrição de roubo e furto.

No último final de semana, a Polícia Civil trouxe para Manaus 74 veículos recuperados em operações em Parintins e na cidade de Juruti, no Pará. Em junho, outros 72 veículos foram recuperados durante operação no interior nas cidades de Urucará, São Sebastião do Uatumã e Itapiranga.

Publicidade
Publicidade