Quarta-feira, 24 de Julho de 2019
campanha contra imprudência

'Maio Amarelo': Ações educativas diárias tentam diminuir acidentes no trânsito

Para diminuir a quantidade de acidentes no trânsito em Manaus, diversas ações educativas que fazem parte da campanha ‘Maio Amarelo’ estão sendo realizadas diariamente, desde o início do mês, junto aos motoristas



Maio_Amarelo.JPG Foto: Antônio Menezes
20/05/2016 às 20:02

Imprudência, excesso de velocidade e embriaguez ao volante são as principais causas dos acidentes de trânsito. Conforme dados do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), 80% dos acidentes são provocados por uma dessas causas ou as três associadas.

Em 2016 a maioria dos acidentes ocorreram na Zona Norte da cidade, entre o final da tarde e inicio das noites das sexta-feiras. A maioria das vítimas são homens, com idade entre 35 e 64 anos. Em 2015, no mesmo período, os acidentes ocorreram, a maioria, aos domingos, no final da tarde, na Zona Leste da capital, principalmente no bairro São José, Zona Oeste.

Para diminuir a quantidade de acidentes no trânsito as ações da campanha Maio Amarelo continuam sendo realizadas diariamente. Desde o início do mês de maio o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) vem cumprindo atividades educativas e operacionais para enfatizar o objetivo do movimento mundial é reduzir acidentes de trânsito.

De acordo com o diretor presidente do Manaustrans, Eudes Albuquerque, o órgão Trabalha para mudar o comportamento das pessoas e fazer com que cada uma delas tenha atitudes de trânsito seguro. “Se cada um  ficar um pouco mais atento no trânsito, muitas vidas serão salvas. Em 2016  reduzimos em mais 21% o número de mortes no trânsito, comparando com o mesmo período do ano passado. Nosso objetivo é reduzir ainda mais estes índices”, declarou.

 O setor de educação para o trânsito desenvolve ações em escolas, instituições públicas e privadas para multiplicar informações sobre atitudes de trânsito seguro, como respeito às leis e cuidados com a travessia.

O Detran por sua vez realiza blitzes (fiscalização), que ocorrem todos os dias   para coibir e inibir essa práticas maléficas no transito. Essa ação é intensificada aos finais de semana, começando a meia noite de quinta-feira e se estendido até a madrugada de segunda-feira.

Paralelamente, são realizadas blitzes educativas, palestras em escolas, empresas e instituições, com foco na criança e nos adolescente em idade de tirar a primeira CNH (Carteira Nacional de Habitação).

A programação do “Maio Amarelo” 2016, conta com parceria das instituições participantes do Comitê Vida no Trânsito, envolve diversas ações, entre elas educativas (em instituições e nas comunidades) e de abordagem nas vias recordistas de acidentes de trânsito com vítimas fatais como a avenida Autaz Mirim, na Zona Leste.

Além disso, serão ampliadas as atividades dos projetos Condutor Consciente, Manaus na Faixa e Transversalizando o Trânsito, esse último com mostra interna nas escolas.

Passeio ciclístico na Zona Oeste

Neste domingo o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) realiza, o “Passeio Ciclístico Maio Amarelo 2016”. O evento será gratuito e aberto ao público. A concentração será no anfiteatro da Ponta Negra, Zona Oeste, às 7h. Após a largada, marcada para 8h, os participantes seguirão o percurso que passa pelo São Jorge, Olímpico Clube, avenida Brasil e Cel. Teixeira, novamente.

Agentes do Manaustrans darão apoio operacional à atividade. Educadores do Manaustrans estarão no local levando a mensagem “Cidadão mais atento, trânsito mais seguro” à população e orientando quanto aos cuidados que devem ser adotados por todos para evitar acidentes.

O evento faz parte do cronograma do Movimento Maio Amarelo, desenvolvidos durante todo o mês para conscientizar as pessoas em busca da redução do número de acidentes de trânsito.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.