Quarta-feira, 24 de Julho de 2019
Abandonado

Localizada no Centro de Manaus, Biblioteca Municipal segue fechada há 5 anos

Sem o início das obras, o local serve de abrigo a moradores de rua



Biblioteca.JPG A obra está inclusa no pacote de obras do programa PAC Cidades Históricas (fotos: Evandro Seixas)
20/05/2016 às 19:52

O prédio da Biblioteca Pública Municipal João Bosco Pantoja Evangelista, localizada ao lado da Praça do Congresso no Centro de Manaus, está fechado desde 2011 para uma reforma que, ainda, não foi iniciada. Sem o início das obras, o local está abandonado e acabou invadido por moradores de rua, que o utilizam como abrigo.

A obra está inclusa no pacote de obras contempladas pelo programa PAC Cidades Históricas, cujo andamento é acompanhado atualmente pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). Atualmente o projeto estava em fase de análise e atualização do orçamento junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Segundo a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) atualmente não houve mudanças na situação do projeto de reforma da Biblioteca Municipal e no momento não há previsão de liberação desse recurso.

 O projeto está em fase de análise e atualização do orçamento junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O custo estimado da obra de restauração das fachadas, reforma dos espaços internos, instalações e cobertura e de aproximadamente R$ 3,9 milhões.

Enquanto isso, o acervo de aproximadamente 4 mil livros é mantido de forma improvisada na rua Costa Azevedo, Largo de São Sebastião, Centro, que atende em horário comercial.

Homenagem

A Biblioteca Municipal foi criada pela lei nº 971 de 02 de janeiro de 1967 e pelo decreto nº 27 de 12 março de 1975. Atualmente é vinculada à Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Manauscult) e integra o Sistema Nacional de Bibliotecas.

Recebeu esse nome em homenagem ao professor, escritor, poeta e jornalista João Bosco Pantoja Evangelista, um dos fundadores do Clube da Madrugada e da União Brasileira de Escritores/Seção Amazonas.

Contando com um acervo que abrange diversas áreas do conhecimento, o acervo pode atender desde o público infantil. As obras variam dentre livros de temáticas amazônicas, didáticos, acadêmicos, lúdicos, pedagógicos, braile e áudio livro (material de inclusão).

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.