Terça-feira, 21 de Maio de 2019
Maio Amarelo

Saiba quais as principais infrações de trânsito cometidas em Manaus em 2019

Órgão de trânsito lança alerta no âmbito da campanha Maio Amarelo e revela as principais infrações registradas no primeiro trimestre



a1_83759B63-132E-4DB3-A9D6-804DC1AB6642.JPG
Andar de moto sem capacete é a 3ª infração mais registrada pelo Detran-AM. Foto: Antonio Lima
08/05/2019 às 01:04

Seis mil novecentos e nove motoristas foram multados por deixarem de usar o cinto de segurança nos primeiros três meses deste ano em Manaus. Outros 5.412 foram multados por estacionarem em local proibido, e 4.472 por transitarem na faixa exclusiva para os ônibus. De quebra, 1.778 condutores foram autuados por dirigirem enquanto mexiam no celular.
 
Os dados são do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), que lançou, na manhã desta terça-feira (7), a sua campanha do Maio Amarelo, no Parque do Idoso, no Adrianópolis,  na Zona Centro-Sul da capital.

O tema desse ano da campanha  será “Seja um herói no trânsito. Obedeça às leis”, cuja mensagem central é de que todos, dos condutores aos pedestres, devem ser os “heróis” uns dos outros no trânsito.

Menos mortes

Segundo o diretor-presidente do Manaustrans, Franklin Pinto, de 1° de janeiro a 6 de maio de 2019, foram registrados 65 acidentes com vítimas fatais na cidade. No ano passado foram 75 acidentes com mortes. Uma redução de 13,33%. “Estamos investindo menos na parte punitiva e mais em orientações sobre as leis de trânsito nas escolas, nas empresas e nos órgãos públicos e isso tem refletido nas ruas”, informou.

A principal ação educativa do órgão de trânsito, destacou Franklin Pinto, é o projeto “Transversalizando o Trânsito”, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e que alcança praticamente todas as escolas da rede municipal de ensino.

“É um trabalho árduo, mas gratificante. Levamos essa ação às escolas particulares também. Queremos investir nessa nova geração para que cresçam mais conscientes das leis de trânsito. A educação é que nos trará resultados positivos. Aliás, já traz, porque o filho acaba chamando a atenção dos pais como se portar no trânsito, de acordo com o que ele aprendeu na escola. Engraçado que, dessa forma, os adultos se conscientizam mais rápido”, ressaltou.

Que o diga o agente de trânsito Francisco Santos, que há 12 anos atua como instrutor em escolas, empresas e órgãos públicos, mas conta, sem hesitar, que adora mesmo é ministrar palestras para as crianças, principalmente porque “internalizam mais as informações recebidas e acabam se tornando os instrutores dos próprios pais”.

Atuando como agente de trânsito em Manaus há 19 anos, ele revela: “a infração que eu mais vi nas ruas de Manaus durante todos esses anos foi avanço do sinal vermelho”.

Sobre o comportamento descortês de alguns motoristas que costumam não parar na faixa quando o pedestre estende o braço,  Francisco Santos dá uma dica preciosa com o didatismo de quem há anos explica leis de trânsito para crianças.

“O que acontece muitas vezes é que o pedestre estende a mão e quando o primeiro motorista não para, ele baixa. Tem que perseverar”, disse ele. Às vezes o primeiro motorista não para porque a sinalização foi feita muito em cima e, pra evitar um acidente, ele acaba não parando. Mas se o pedestre permanecer com a mão estendida, o segundo motorista terá tempo de sobra para reduzir a velocidade e dá a passagem”, ensinou agente de trânsito.

'O sentido é a vida'

Na quinta-feira (9), o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) lançará a sua campanha do Maio Amarelo 2019,  a partir das 9h, no Centro de Convenções Vasco Vasques, na avenida Constantino Nery, zona Centro-Oeste de Manaus. O tema da campanha estadual será “No trânsito, o sentido é a vida”.

De acordo com o diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, o objetivo do evento será chamar a atenção de todos a respeito dos altos índices de acidentes de trânsito que resultam em morte ou invalidez permanente. “A ideia é pedir ajuda da população para que possamos, juntos, reduzir esses índices alarmantes”, disse.

Durante a programação, será realizado um mutirão para entrega de Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLVs), das 8h às 18h. Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) também serão entregues durante o evento, mas apenas mediante agendamento.

O evento terá, ainda, ações educativas para crianças e adultos, além de discussões que envolvam instituições públicas, privadas e a sociedade organizada para a promoção de um trânsito mais seguro.

No quadro abaixo, as principais infrações de trânsito registradas pelos agentes do Detran-AM no primeiro trimestre.

Campanha global

O “Maio Amarelo” é um movimento criado com a proposta de chamar a atenção da sociedade para iniciativas que reduzam os índices de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo.

Em números: 465

Esse é o número de condutores dirigindo embriagados flagrados pelos agentes do Detran-AM,  no primeiro trimestre deste ano, em todo o Amazonas. Só no último fim de semana foram realizados 428 testes de alcoolemia, popular bafômetro.

News guilherme 1674 2977771b 6b49 41af 859a ef3c3b62eae8
Repórter do caderno de Cidades - Jornal A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.