Domingo, 19 de Janeiro de 2020
Curiosidade

Confira o roteiro religioso para as festas de Natal e Ano Novo em Manaus

A Crítica falou com representantes de cinco religiões presentes na capital para saber como comemoram a importante data no calendário cristão



missadogalo_2ACE67C9-E6B3-4D9D-9B84-016326E074FC.JPG Celebração na Catedral Metropolitana de Manaus, que recebe eventos neste final de ano hoje, amanhã e dia 31 / Arquivo/AC-24/12/2016
24/12/2019 às 07:19

Mesmo que a crença seja diferente, e levando-se em conta o ponto em comum de irmandade entre os povos, cada religião tem uma programação específica para este período de Natal e Ano Novo cristão. A reportagem do Portal ACritica.com falou com representantes de cinco delas para saber como passam as importantes datas.

Os católicos começam sua programação na véspera do Natal de Cristo segundo a Igreja, neste dia 24, às 19h com a “Missa do Natal do Senhor”, ou mais conhecida tradicionalmente como "Missa do Galo", tendo como local a Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição, na Praça 15 de Novembro (Matriz), Centro Histórico. A Catedral terá mais duas celebrações: amanhã, às 7h30 e 10h na “Missa do Natal do Senhor”, e dia 31, às 19h, na “Missa de Ano Novo”. Mais informações podem ser adquiridas na própria igreja no (92) 3234-7821.



Matrizes africanas

A afrodescendência terá, na praia da Ponta Negra, um espaço próprio e diferenciado para as manifestações e diversão. Trata-se do Festival Afro Amazônico de Yemanjá 2019, evento que será organizado pela Articulação Amazônica de Povos Tradicionais de Matriz Africana (Aratrama) com realização da Associação de Desenvolvimento Sócio-Cultural Toy Badé, de 28 a 31 deste mês festivo.

No dia 28 haverá o “Pré-Reveillon da Diversidade”, com espaço destinado a LGBTs (áreas para esporte LGBTi+, apresentação de DJS e brincadeiras no palco sem perder o espaço da sacralidade). No dia 29 é a vez do “Pré-Reveillon da Cultura Negra”, dia 30 a “Noite da Ancestralidade”, com as tradicionais oferendas e homenagens dos terreiros às suas divindades e, em 31, o “Reveillon da Diversidade”, abarcando todas as culturas e religiões.


Festival Afro Amazônico de Yemanjá 2019 acontece de 28 a 31 deste mês na praia da Ponta Negra / Arquivo/AC

“Nossa mensagem é que essa população diversificada, de vulneráveis e minorias políticas, valorizem esses quatro dias pois é um espaço de efetivação de políticas públicas. Que compareçam e mostrem que Estado e Municipalidade tem que investir e dar condições de outras ações semelhantes”, declarou o coordenador-geral da Aratrama, pai Alberto Jorge.

Judaísmo

Neste período o povo judeu celebra uma festividade chamada Chanuká, a Festa das Luzes em hebraico. É o que informa o oficiante religioso da Sinagoga Beit Yaacov Rabi Meyr, de Manaus, Isaac Dahan.

 
Oficiante religioso da Sinagoga de Manaus, Isaac Dahan falou sobre o Chanuká / Arquivo/AC-15/01/2015

“Nessa época celebramos o milagre da luz sobre as trevas, do amor sobre o ódio, da liberdade sobre a opressão e da igualdade entre os homens. Como esse evento ocorreu no mês de dezembro, é muito comum vermos em muitos lugares, praças, shoppings, etc. uma árvore de Natal ao lado de uma Hhanukiyá, que é o nome dado a esse candelabro, de oito braços, expressando que todas as religiões levam a um único Deus e sempre devemos celebrar aquilo que nos une e nunca, o que pode nos separar. Um feliz Chanuká e também boas festas e feliz Natal aos nossos irmãos cristãos”, ensina ele, uma das maiores lideranças judaicas do Amazonas.

Evangélicos

No período de Natal e Ano Novo as igrejas evangélicas têm uma gama variada de programações, baseando-as em cantatas, grupos de orações e espetáculos teatrais relembrando a história de Jesus Cristo.

Igrejas como a Restauração, Renovo e outras denominações também celebram o Chanuká originalmente judaico.


Neste período os evangélicos organizam musicais de Natal relembrando a história de Jesus Cristo na Terra / Foto: Divulgação

Segundo o pastor da Igreja Quadrangular do Alvorada 2 e diretor da Ordem dos  Ministros Evangélicos do Estado do Amazonas (Omeam), Valdiberto Rocha, 52, a denominação na qual é religioso fará no dia 25, a partir das 19h, o musical de Natal “Brilha Jesus”. A Nova Igreja Batista trouxe este ano a peça “Um Sonho de Natal no Castelo Mágico”, que vai até amanhã.

“Muitas denominações e assembléias fazem cantatas musicais sobre renascimento de Jesus, Festa de Jesus, sobre o verdadeiro significado de Natal. Há igrejas que não comemoram no dia 24 para que as famílias celebrem em família”, comentou o pastor.

Muçulmanos

O professor Tamer Mohamad, colaborador da Mesquita Muçulmana localizada na rua Ramos Ferreira, Centro da cidade, explica que a religião muçulmana reconhece Jesus Cristo como profeta e, nesse período de final de ano, recorda seu nascimento, passagem pela terra e ensinamentos. “Fazemos orações e recitamos versículos do Alcorão onde destacamos a passagem dele, sua importância, a Virgem Maria. Que as pessoas possam refletir, serem mais tolerantes e se aproximem de Deus que nos leva paz, harmonia e tolerância”, disse Mohamad.


Oração na mesquita de Manaus: muçulmanos reconhecem Cristo como profeta e recordam a sua existência / Foto: Arquivo/AC

Blog

Dom Sérgio Castriani - Administrador Apostólico da Arquidiocese de Manaus

“Natal para os cristãos é a festa do mistério maior que é a encarnação do Verbo de Deus. Jesus é a segunda pessoa da Santíssima Trindade e ao mesmo tempo é o filho de José e de Maria. Uma só pessoa, mas duas naturezas, divina e humana, fazem dele a revelação do Pai na força do Espirito Santo. Não há outro caminho para Deus diverso do humano. Quanto mais humanos formos, mais próximos de Deus estaremos. Desejo então aos amazonenses e aos que fazem do Amazonas a sua terra, uma grande dose de humanidade que se traduza em mais solidariedade, compaixão, bondade e muita paz. Que nos sintamos membros da mesma família humana, pois juntos nos salvaremos ou juntos enfrentaremos as consequências dos nossos pecados. Um Feliz Natal a todos”.

Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.