Quarta-feira, 26 de Junho de 2019
Santa Casa de Misericórdia

Santa Casa como shopping popular de saúde

Ideia é de um grupo de advogados, sociólogos e professores que não se conformam com o fechamento da instituição



1.jpg Hospital centenário fechou e 2004, após longa crise financeira e desde então vem sendo destruído pela ação do tempo
19/09/2013 às 10:44

Após completar nove anos fechada, a Santa Casa de Misericórdia, situada na avenida 10 de Julho, Centro, Zona Centro-Sul, é alvo de um novo projeto para voltar a funcionar. Desta vez, um grupo intitulado Comissão pela Reabilitação da Santa Casa, formado por advogados, sociólogos, professores e outros inconformados com o fechamento da instituição centenária, propõem a instalação de um shopping popular de saúde, com pelo menos 30 profissionais médicos de várias especialidades. Para tanto, esperam sensibilizar os ex-associados a voltar a contribuir para dar os primeiros passos e abrir as portas.

Inicialmente, segundo o sociólogo e professor Francisco Canindé Marinho,  o grupo deu entrada, há três semanas, numa solicitação junto ao Ministério Público do Estado (MPE), para destituição da atual diretoria da Santa Casa, que é uma instituição de utilidade pública da União, que não empreende esforços para reabri-la.

Com dívidas trabalhistas estimadas em mais de R$ 6 milhões, a ideia, de acordo com o professor, é promover o ressurgimento da Santa Casa contando com o apoio daqueles que têm laços com a instituição. “As pessoas que nasceram lá ou que têm alguma história de vida passada lá, lamentam ver aquele espaço fechado”, disse ele, explicando que o shopping reuniria todas as especialidades médicas básicas e também teria espaço para medicinas alternativas, além de espaços para atividades físicas e de leitura, além de brinquedoteca.

Estrutura

O fechamento do hospital, causado por uma grande crise administrativa e financeira em 2004, é lamentado até hoje por muitos. Para Marinho, se o prédio fosse entregue hoje para a comissão, seria eleito um grupo de especialistas para administrá-la. “Nosso projeto é reabri-la no dia do aniversário de Manaus, em 24 de outubro, e depois de colocá-la em funcionamento, abrir para convênios com o Estado e as prefeituras da região metropolitana”, apontou. Para pagar as dívidas, há sugestão de venda de imóveis pertencentes à instituição. Sobre a atual diretoria, Marinho fez questionamentos como a elaboração de um estatuto cheio de erros grosseiros que estão sendo examinados pelo MPE. “Nossa expectativa é de conseguirmos sensibilizar o Ministério Público para a importância da reabertura da Santa Casa, que é viável e nós vamos mostrar isso”, finalizou.

Tentativas frustradas de reabertura

Instalada num prédio que ocupa dois quarteirões no Centro da cidade, a Santa Casa já foi objeto de preocupação de políticos que tentaram reabri-la propondo parcerias com o Governo do Estado.

Mas em 2005, um ano após o fechamento, o secretário estadual de Saúde da época, que está no cargo novamente, Wilson Alecrim, recusou uma proposta de convênio feita pela provedoria da instituição, que solicitava o repasse de R$ 27 milhões para a unidade abrir as portas. Em resposta, o secretário propôs assumir integralmente o hospital, por contrato de comodato, e incorporá-lo à rede estadual, pelo período de 15 anos, sendo depois devolvida à direção com todos os benefícios ali implementados. O Estado também se propunha a pagar as dívidas trabalhistas e fazer as adequações das instalações. Mas a então provedora, Júlia Alcantarino, alegou que o acordo não teria lucro para a instituição. Fechado desde então, hoje o prédio tem muitas vidraças quebradas e serve de refúgio para usuários de drogas. “É lamentável ver o prédio  abandonado dessa forma”, disse um dos guardador de carros que trabalha na área externa do prédio. A reportagem tentou falar com a atual diretora, Ana Selma Pinheiro, mas os telefones da instituição 3621 6100 e 32324659 dão sinal de que não funcionam.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.