Quinta-feira, 21 de Outubro de 2021
Alerta

'Se toca, mana!' Ação alerta para subnotificação do câncer de mama no AM

Visando alertar a sociedade sobre os preocupantes dados, a campanha Centec Rosa deste ano trabalha o lema “Se Toca Mana – Um Toque Pode Mudar Sua Vida”



09.51.55_478475F6-3587-4B89-AA37-C0E32FBC54A9.jpeg Foto: Divulgação
07/10/2021 às 17:09

A cada ano, cerca de 66 mil mulheres desenvolvem câncer de mama no Brasil. Em 2021, só o Amazonas deve registrar 450 casos, conforme prevê o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Os números, porém, podem estar subnotificados, tendo em vista que a pandemia fez cair em 42% o número de mamografias pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No Estado, a redução também é atestada pelo Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL), que aponta três municípios (Lábrea, São Gabriel da Cachoeira e Nova Olinda) entre os cinco da região Norte com menor taxa de mamografias realizadas.
 

Visando alertar a sociedade sobre os preocupantes dados, a campanha Centec Rosa deste ano trabalha o lema “Se Toca Mana – Um Toque Pode Mudar Sua Vida”, alusiva à conscientização sobre a importância do autoexame, primeiro passo para a mulher buscar um serviço médico de diagnóstico para o câncer de mama.


“Como instituição de ensino, temos obrigação de atuar em campanhas como essa, que visam a saúde e o bem-estar de grande parcela da população. Isso é educar para a vida”, comenta a coordenadora de marketing do Centro de Ensino Técnico (Centec), Driele Cazumba.  Ela destaca que a ação faz parte do Programa Centec Social e Saúde, desenvolvido pela Instituição.

 

Programação


Além de atividades internas, voltadas para alunos, colaboradores e docentes, o Centec Rosa também tem em sua programação ações educativas e inclusivas voltadas ao público externo. “São rodas de conversa com especialistas, ações de conscientização, workshops, distribuição de laço alusivo ao Outubro Rosa, serviços de saúde gratuitos e muita informação”, complementa a coordenadora.


Uma dessas ações acontece dia 8 de outubro, às 17h, no Instagram da escola (@centecam). Trata-se da roda de conversa virtual “Se Toca Mana”, na qual os participantes vão aprofundar o entendimento do lema da campanha: “Um Toque Pode Mudar Sua Vida”

Entre as convidadas estão a médica Sarah Oliveira de Souza, especialista em radioterapia, e a biomédica Gabriele Mesquita dos Santos, especialista em análises clínicas e toxicológicas do Sabin Medicina Diagnóstica. Elas falarão sobre prevenção ao câncer de mama e ovários, além de abordar alguns ‘mitos e verdades’ sobre a mamografia.


Já no dia 14 ocorre o workshop sobre tecnologias aliadas ao tratamento e prevenção do câncer de mama; e no dia 19 workshop sobre ferramentas tecnológicas e a saúde da mulher, voltados para alunos da instituição.


O encerramento da programação será com o ‘Salão Solidário, um toque pela autoestima’, uma atividade presencial voltada à comunidade de modo geral. Estão previstos desde serviços de beleza para as mulheres, como limpeza de pele e massagem relaxante, até serviços de saúde e bem-estar, como testes de glicemia e cálculo do Índice de Massa Corpórea (ICMC), além de muita informação sobre prevenção ao câncer de mama.



News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.