Sexta-feira, 23 de Agosto de 2019
AULA

Secretaria de Cultura abre inscrições para curso básico gratuito de Libras

O curso tem 80 horas de duração e será ministrado pelo professor Marcelo Costa. As aulas serão as segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h30 às 16h30. Confira como participar:



cursos_sec_EA586247-EC47-4339-9E62-440F8FC753C6.JPG (Foto: Divulgação/Sec)
25/02/2019 às 12:19

A Secretaria de Estado de Cultura (SEC) abriu inscrições para o Curso Básico da Língua Brasileira de Sinais (Libras). As aulas acontecerão de 18 de março a 3 de junho, no Cine Teatro Guarany.

As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas até o dia 1º de março, através do email inclusao.cultura@cultura.am.gov.br, para o qual os interessados devem enviar nome completo e número de telefone para contato. As vagas são limitadas a 40 pessoas, com idade acima de 16 anos.

O curso tem 80 horas de duração e será ministrado pelo professor Marcelo Costa. As aulas serão as segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h30 às 16h30. “Trata-se de um curso básico, por meio do qual a pessoa aprende a se comunicar através dos sinais. A gente também aplica alguns sinais direcionados para a área de cultura, mas a nossa função mesmo é alfabetizar”, explica Marssicléa Brito, da Assessoria de Inclusão da Pessoa com Deficiência da SEC.

Marssicléa adianta que há possibilidade de uma continuação de nível ainda em 2019. “Nossa intenção é, ao finalizar o curso básico, abrir uma turma de intermediário no segundo semestre para melhorar a comunicação e a fluência desses alunos”, afirmou.

Para mais informações, basta entrar em contato com a Assessoria de Inclusão da Pessoa com Deficiência, em horário comercial, por meio do telefone 3232-5556.

Em números

 A SEC oferece o Curso Básico de Libras, gratuitamente, desde 2012. Já formou 687 alunos. O serviço, de acordo com o secretário estadual de Cultura, Marcos Apolo Muniz, faz parte das ações de inclusão desenvolvidas pelo órgão. O objetivo, segundo ele, é promover o acesso das pessoas com deficiência, em condições de igualdade, às manifestações culturais do estado.

Entre as ações realizadas, nessa linha, estão a tradução de espetáculos e a visita guiada em Libras; o serviço de audiodescrição; montagem de área especial para pessoa com deficiência, em grandes eventos como o Desfile das Escolas de Samba de Manaus; visitação para alunos com síndrome de down ou autismo; e ações de acessibilidade nos festivais da secretaria.

Uma importante conquista, nessa área, é a Biblioteca Braille do Amazonas, que vai completar 20 anos de existência. No local, a SEC conta com livros em braile e filmes com audiodrescrição, além de serviço de gravação de audiolivros, assim como a realização de cursos de informática e música (violão e teclado).

*Com informações de assessoria de imprensa

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.