Terça-feira, 23 de Abril de 2019
publicidade
1.jpg
publicidade
publicidade

Manaus

Secretaria divulga nome dos cinco foragidos do Centro de Detenção Provisório

Secretário da Seap, coronel Louismar Bonates, divulgou o nome dos cinco que fugiram na manhã deste domingo (12), do Centro de Detenção Provisório Masculino (CDP)


13/04/2015 às 09:55

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) divulgou no início da noite deste domingo (12), os nomes dos cinco presos que fugiram na manhã de ontem do Centro de Detenção Provisório Masculino (CDP), no Km 8 na BR-174.

Eles são, José Eduardo de Abreu e Silva, Francisco Lindioney Araújo Barbosa, Sávio Baraúna Moraes, Jefferson Fonseca da Silva e Silvério Andrade Costa. Eles estão sendo procurados pela Polícia Militar.

O secretário da Seap, coronel Louismar Bonates atribuiu a fuga à ausência de policiais militares nas guaritas do alto da muralha. Segundo ele, no momento da fuga as guaritas estavam sem ninguém.

Já o comandante do Comando de Policiamento Especial (CPE), coronel Cleitiman Rabelo disse que poderia haver uma fuga em massa, caso a guarda externa não tivesse feito um disparo que intimidou os demais presos fugirem.

A Polícia Militar é responsável pela segurança externa dos presídios e atuam nas guaritas sobre as muralhas. De acordo com Bonates, na hora da fuga havia cinco militares na unidade prisional, porém nenhum estava nas guaritas, todos estavam na portaria.

Há informações de que houve falha da guarda externa, já que os presos não foram vistos cerrando a cela e fazendo a corda (chamada de “tereza”) para pular a muralha.

De acordo com Bonates, a fuga aconteceu por volta das 7h. Os presos de uma determinada cela cerraram as grades da janela e saíram para o pátio, em seguida usaram uma “tereza”, que é uma espécie de corda feita com peças de roupas ou lençóis, amarram no muro e pularam para fora.

A Polícia Militar foi acionada para tentar recapturar os fugitivos, mas até o fechamento desta edição, nenhum deles havia sido encontrado.

Não há informação se havia algum veículo esperando por eles pelo lado de fora. De acordo com Cleitimam, a Polícia Militar está fazendo as buscas com a Companhia com Cães, Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam), Comando de Operações Especiais (COE) e Grupamento Aéreo (Graer).

Sindicância

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Gilberto Gouvêa disse que será instaurada sindicância para verificar se houve falha da guarda externa. “Infelizmente ainda é a Polícia Militar que cuida da guarda externa dos presídios, mas futuramente isso poderá mudar para que sejam feita por serviço terceirizado como já acontece na maioria dos presídios de São Paulo”, disse o comandante. De acordo com Gouvêa isso aconteceu num momento que a tropa estava voltada para o patrulhamento da cidade, que na opinião dele é mais importante, mas o caso será apurado. A preocupação principal das autoridades é que algum preso perigoso tenha escapado.


publicidade
publicidade
Presídio CDPM 2 recebe sensores sísmicos para prevenir fugas, diz Seap
TV, celular e parafusos são apreendidos em presídio de Manaus durante revista
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.