Terça-feira, 19 de Outubro de 2021
Evento Nacional

Secretários do Meio Ambiente de todo Brasil chegam a Manaus para reunião conjunta

Vinda dos secretários é por conta da 103ª reunião da Abema, que será realizada na capital amazonense na segunda-feira (27)



LUCAS_SILVA_-_SECOM__3__DB7FA8EA-3DC7-4761-9936-B14C0209F23B.jpg Foto: Lucas Silva / Secom
25/09/2021 às 16:00

Manaus está recebendo gestores de Estado do Meio Ambiente de todo Brasil, que vieram participar da 103ª reunião Ordinária da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema). O encontro, que ocorre mensalmente, reúne secretários do Meio Ambiente e presidentes de autarquias estaduais para a discussão integrada de pautas ambientais relevantes para o país.

O evento na capital amazonense será realizado na segunda-feira (27), na sede do Governo do Amazonas, na zona oeste. O encontro ocorrerá de forma híbrida, com foco nas demandas a serem levadas para 26ª Conferência das Partes sobre Mudança Climática da Organização das Nações Unidas (ONU) – ou COP 26.

De acordo com o governo do Estado, neste sábado os gestores ambientais de 14 estados brasileiros realizaram uma visita técnica à Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro – Unidade de Conservação referência na atividade de turismo de base comunitária no Amazonas.

Esse é o segundo encontro presencial da Abema depois das flexibilizações da pandemia. A visita à RDS foi composta por secretários e presidentes das pastas ambientais dos estados de Alagoas, Amapá, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins. O grupo retorno à sede da capital ainda no domingo (26).

PAUTAS

Nesta reunião da Abema, os titulares de Meio Ambiente também vão discutir sobre ações e atribuições do departamento de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente (MMA), do Governo Federal, para as Unidades de Conservação (UC). O painel será conduzido, de forma on-line, pelo diretor de Áreas Protegidas do MMA, Valdir Filho.

A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) também terá um painel exclusivo, liderado pelo superintendente de Administração do Meio Ambiente da Paraíba (Sudema), Marcelo Albuquerque.

A Resolução 491/2018, do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que argumenta sobre padrões de qualidade do ar e o Plano de Controle de Emissões Atmosféricas (PCEA), também estará entre as pautas a serem analisadas pelos secretários.



News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.