Segunda-feira, 14 de Outubro de 2019
JOVENS PESQUISADORES

Seduc abre inscrições para a 4ª edição do ‘Circuito de Experimentos de Baixo Custo’

Evento tem como objetivo incentivar a paixão pelas Ciências nos alunos da rede estadual de ensino. Inscrições seguem até dia 13 de setembro



WhatsApp_Image_2019-09-03_at_10.06.19-2_1863D521-B5AF-4DAF-9B67-0A26BF954057.jpeg Foto: Divulgação
03/09/2019 às 15:55

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM) abriu as inscrições para o “Circuito de Experimentos de Baixo Custo” (Cebac), que chega a sua quarta edição com o desafio de superar o número do ano passado: 400 trabalhos de estudantes da rede pública do Amazonas. O evento tem como objetivo incentivar a paixão pelas Ciências nos alunos da rede estadual de ensino e o letramento científico nas escolas.

Para participar, os estudantes precisam somente de um professor orientador, que deverá conduzir, acompanhar a realização de experimentos por parte dos discentes e efetuar a inscrição por meio do link (acesse aqui). As inscrições seguem até o dia 13 de setembro.



De acordo com o secretário executivo adjunto Pedagógico da Seduc-AM, Raimundo Barradas, o Cebac chega para desmistificar a Ciência. “Acabamos vendo a área como algo bastante distante da nossa realidade, e esse pensamento começa na Educação Básica. Com o Circuito, esperamos aproximar os jovens dessa prática [da Ciência], consolidando-a cada vez mais em ações educativas e pedagógicas nas escolas do Amazonas”, afirmou Barradas.

Ao todo, o Circuito possui sete categorias, que contemplam desde o Ensino Fundamental até o Médio. Segundo Rafael Ferreira, idealizador e coordenador geral da atividade, o Cebac é importante, também, para tornar as aulas mais dinâmicas e atraentes – além de despertar o interesse pelas Ciências da Natureza nos estudantes.

“Ver o encanto das crianças e adolescentes ao realizarem ou assistirem a um experimento nos motiva a continuar com o Cebac a cada ano”, completou Rafael.

Etapas

O Circuito é dividido em três etapas: a primeira foi o lançamento, que aconteceu em agosto, e consistiu na realização dos experimentos nas próprias escolas. De 1º a 31 de outubro, a segunda fase selecionará as melhores invenções no nível distrital/regional. Por fim, de 22 a 29 de novembro, serão escolhidos os grandes campeões da quarta edição do Cebac. Os vencedores serão agraciados com troféus, medalhas e certificados de participação.

De acordo com Nilton Carlos, diretor do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe) da Seduc-AM, o Cebac vai de encontro a um dos principais ideais da secretaria: que os alunos da rede estadual são, sim, pesquisadores. 

“Com o Circuito, percebemos que é possível fazer ciência com muito pouco, garantindo a sustentabilidade e incentivando o envolvimento dos estudantes. Isso tem uma importância muito grande para nós”, ressaltou Nilton.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.