Domingo, 16 de Junho de 2019
PROBLEMAS NO SISTEMA

Seduc irá solicitar que UEA aceite declarações de conclusão do Ensino Médio

Em nota, a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino informou que vai contatar a Universidade do Estado do Amazonas nesta terça-feira para dar ciência sobre os problemas na emissão de certificados - documento essencial para que os alunos façam suas matriculas na UEA



SISTEMA0333.jpg Alunos aprovados na 1ª chamada da UEA temem perder a vaga. Foto:
26/12/2016 às 19:10

Nesta terça-feira (27), a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc) entrará em contato com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) para falar sobre os problemas relacionados a emissão de certificados de conclusão do Ensino Médio. O documento é essencial para que os alunos aprovados no Vestibular e no Sistema de Ingresso Seriado (SIS) façam as suas matrículas.  

" Hoje (ontem), as escolas não funcionaram. Os problemas com o sistema estão sendo solucionados. A matricula é até dia 29.12 e até lá conseguiremos emitir os certificados. Amanhã (hoje) o diretor do departamento de gestão escolar vai contatar a UEA para dar ciência dos problemas que estamos tendo e solicitar que aceitem declarações para casos excepcionais", disse a Seduc em nota.

Problemas preocupam
A quatro dias para encerrar o prazo de matrículas, os problemas no sistema deixaram os estudantes desesperados. Aprovados na 1ª chamada da UEA, os alunos temem perder a vaga.

A edição da última sexta-feira (23) de A Crítica apontou justamente sobre esses casos, no entanto, o problema persiste. Segundo o técnico em eletroeletrônica, Edivaldo Carolino, 47, que é pai do estudante Daniel Carolino, 17, ele está há três dias tentando conseguir o documento na Escola Estadual Dr. Isaac Sverner, local onde o filho concluiu o Ensino Médio, mas não obteve sucesso.

“Quando cheguei hoje (segunda, 26) na escola, tinha um aviso de que não haveria expediente na secretaria. Estou desde quinta-feira (22) tentando e a desculpa da secretaria é que não podem expedir o certificado porque as notas não estão fechadas. Agora os alunos que passaram o ano todo se dedicando para passar no vestibular serão prejudicados por causa dos outros?”, indaga o pai.

Segundo ele, a escola deveria pelo menos fornecer uma declaração de conclusão do Ensino Médio para o filho poder se matricular. “Só falta esse documento, e ainda temos que levar no cartório para autenticar. Tememos que meu filho perca o prazo, e, consequentemente, todo o processo por conta dessa falha”, aponta Edivaldo.

Para o recém-formado Daniel a situação é mais do que preocupante. “Estou me sentindo prejudicado. Passei o ano todo estudando para passar no vestibular. Se eu não conseguir, é como se todo o meu esforço fosse jogado no lixo”, disse indignado o aluno aprovado em Física e Engenharia Integral no SIS e no Vestibular Macro.

Na mesma situação está o colega dele, Guilherme Barbosa de Freitas, 18. “Não quero perder o processo e nem a minha vaga. A nossa escola não fornece uma solução e quando a gente chega, encontra um aviso de que não funcionará hoje (segunda, 26), e que o expediente só retorna amanhã (terça-feira, 27). Perdemos um dia de matrícula por causa disso”, aponta Barbosa, aprovado em Biologia e Odontologia também no SIS e Vestibular Macro.

Posicionamento UEA
Em nota, a UEA informou que até o momento não recebeu nenhum comunicado da Seduc que alertasse sobre problemas relatados na reportagem, e afirmou que a rede está ciente e de acordo com o calendário de matrículas da primeira chamada. “É obrigatoriedade da instituição de ensino onde o candidato concluiu a sua escolaridade expedir os documentos pertinentes de imediato”, informou.

 “De todo modo, o candidato deverá comparecer impreterivelmente ao posto de matrícula no período de 26 a 30 de dezembro de 2016, de acordo com o Edital de Matrícula publicado no site www.uea.edu.br e apresentar a documentação que possuir, e aguardar o resultado da análise”, declarou acrescentando que “em hipótese nenhuma, o candidato poderá deixar de se apresentar para matrícula no período de 26 a 30 de dezembro”.  

 


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.