Domingo, 25 de Agosto de 2019
EVENTO

Segunda edição de simpósio discute planejamento metropolitano em Manaus

Evento realizado pelo Observatório da Região Metropolitana de Manaus e pela Fundação Vitória Amazônica será na Escola Superior de Tecnologia da UEA



credito_Heitor_Pinheiro_FVA_AA5C22CC-820E-4C4F-8B7E-86BFF9BFB2D8.JPG foto: Heitor Pinheiro/Divulgação
04/07/2019 às 17:42

Estão abertas as inscrições para o II Simpósio do Observatório da Região Metropolitana de Manaus, que vai acontecer entre os dias 24 e 26 de julho e vai discutir temas como planejamento e gestão metropolitana aplicados à realidade brasileira e amazonense. Realizado pelo Observatório da Região Metropolitana de Manaus (ORMM) e pela Fundação Vitória Amazônica (FVA), o evento de três dias acontece no auditório da Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA) e as inscrições gratuitas podem ser feitas online, por meio do site www.even3.com.br/sormm.

Segundo Artur Monteiro, coordenador do Simpósio e membro do ORMM, o encontro contará com a participação de especialistas do segmento, além de representantes do poder público. “O primeiro simpósio aconteceu em 2015 e nos ajudou a estruturar o debate e entender as características da Região Metropolitana de Manaus, suas potencialidades e limitações. Ao longo desses últimos quatro anos conseguimos conduzir diversos estudos nesse sentido, e agora a proposta é alinhar metas para entregar propostas de políticas públicas de forma mais prática e aprofundada. Para isso, vamos reunir diversos parceiros que estão à frente desse processo”, afirma.

Dentre os convidados para a segunda edição do Simpósio estão: Marco Aurélio Costa, coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial (INPuT) e coordenador de Estudos em Desenvolvimento Urbano do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea); Margareth Uemura, membro do Conselho Municipal de Habitação de São Paulo e do Instituto Pólis; Claudia Pires, do Observatório Metropolitano ODS (Metrods); e Tatiana Schor, secretária executiva da Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti/AM).

Programação

No dia 24 de julho, a programação do evento começa a partir das 14h com uma abertura oficial seguida de palestra magna sobre o andamento da política metropolitana nacional com foco no desenvolvimento regional brasileiro, incluindo seu desdobramento no estado do Amazonas.

No dia seguinte, as atividades têm início às 9h e vão até as 18h30 com palestras sobre os temas: “Metrópoles e instrumentos de gestão metropolitana no Brasil”, “Fortalecimento da gestão metropolitana e a academia”, “Aspectos socioambientais da Região Metropolitana de Manaus” e “Diagnóstico da RMM: desafios e potencialidades”.

Para o último dia do Simpósio, 26 de julho, estão programadas as palestras “Exemplos de outras regiões metropolitanas”, das 9h às 10h, e “ODS e o planejamento metropolitano”, das 10h30 às 12h. O evento encerra com uma oficina de proposição para a política metropolitana de Manaus, entre as 14h e as 18h, conduzida por Artur Monteiro e Margareth Uemura.

De acordo com Monteiro, a oficina será uma consequência dos debates realizados ao longo do evento e terá como resultado uma carta de orientação. “Queremos que os participantes possam dar ideias para os próximos passos. Vamos colher opiniões sobre como deve ser o futuro da Região Metropolitana de Manaus, tendo em vista que ela existe desde 2007 e ainda não possui Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), conforme prevê o Estatuto da Metrópole”.

Serviço

O quê: II Simpósio do Observatório da Região Metropolitana de Manaus
Quando: De 24 a 26 de julho
Onde: Auditório da Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA) - Av. Darcy Vargas, 1.200, Parque Dez de Novembro
Inscrições: www.even3.com.br/sormm

* Com informações da assessoria de imprensa

Receba Novidades

* campo obrigatório
News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.