Sexta-feira, 05 de Junho de 2020
DATAS ANUNCIADAS

Segunda edição do 'Matapi' reúne profissionais do audiovisual em Manaus

O Mercado Audiovisual do Norte realizará três oficinas preparatórias para o evento principal, em novembro; inscrições começam em setembro



48631974293_da572a5d2e_z_F622F4C1-3B4F-4766-B207-CD0BD360B70A.jpg Foto: Robert Coelho
03/09/2019 às 07:24

O SebraeLab Amazonas (Avenida Leonardo Malcher, nº 924, Centro) foi o local escolhido para receber, de 18 de outubro a 2 de novembro, o ciclo de oficinas que dará início à segunda edição do ‘Matapi - Mercado Audiovisual do Norte’ - agendada para acontecer entre os dias 27 e 30 de novembro, em Manaus. Realizado pela Dabacuri Projetos e Produções, em parceria com a Leão do Norte Consultorias e Produções e o Ministério da Cidadania, o evento tem como objetivo reunir profissionais do audiovisual para discutir e fomentar a cadeia produtiva do setor, tanto no Amazonas quanto nos estados que compõem a Região do CONNE (Centro-Oeste, Norte e Nordeste).

As atividades que antecedem ao ‘Matapi’ visam preparar os participantes para o evento principal, em novembro. Segundo um dos organizadores, Carlos Barbosa, a ideia é proporcionar capacitação, de forma com que os projetos sejam apresentados de forma mais madura, compreensível e vendável, durante o período do ‘Matapi’. “Nesse pré-evento, os participantes terão a oportunidade de amadurecerem seus projetos para que possam, no evento principal, apresentar para players [investidores] nacionais e internacionais de forma mais tranquila e segura, com possibilidades de fechamento de negócios”, explicou Carlos.



Ao todo, a programação contará com três oficinas - uma por final de semana, sempre às sextas-feiras e aos sábados, das 9h às 12h e das 14h às 18h. O primeiro workshop confirmado será ministrado por Gabriel Pires, nos dias 18 e 19 de outubro. O baiano é sócio do Laboratório Audiovisual, responsável pelo ‘NordesteLAB’ (o mercado audiovisual de Salvador), e realizará, na capital amazonense, uma oficina de formatação de projetos audiovisuais. “Espera-se que os participantes tenham um ótimo aproveitamento e que possam tirar todas as suas dúvidas até o ‘Matapi’”, acrescentou o organizador.

As inscrições para o pré-evento são gratuitas e deverão ser iniciadas na próxima quarta-feira (04/09), por meio da plataforma online Sympla. Mais informações e novidades a respeito do ‘Matapi’ podem ser adquiridas através do Instagram oficial do evento (@matapimercadoaudiovisual).

Sobre o ‘Matapi’

O ‘Matapi - Mercado Audiovisual do Norte’ é realizado pela Dabacuri Projetos e Produções, Leão do Norte Consultorias e Produções e o Ministério da Cidadania - com o patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e Agência Nacional do Cinema (Ancine). O evento conta, também, com o apoio do Sebrae-AM, Secretaria de Estado de Cultura (Sec) e Impact Hub Manaus.

Neste ano, o ‘Matapi’ acontecerá entre os dias 27 e 30 de novembro, com abertura no Teatro Amazonas e programação no Centro Cultural Palácio da Justiça - ambos no Centro de Manaus.

Idealizado em 2017, em conversas entre os sócios da Dabacuri e a Leão do Norte (Liliane Maia, Carlos Barbosa, Clemilson Farias e Rodrigo Antonio), o evento visa reunir diversos atores do audiovisual, o evento visa reunir diversos atores do audiovisual - sejam eles produtores independentes, programadores, criadores de conteúdo, de jogos eletrônicos e de mídias digitais, publicitários, executivos de TV, distribuidores, produtores, profissionais e prestadores de serviços do mercado audiovisual - para discutir e fomentar a cadeia produtiva do setor no Amazonas e na Região do CONNE (Centro-Oeste, Norte e Nordeste), por meio da realização de oficinas, palestras, intercâmbios e rodadas de negócios.

“A primeira edição aconteceu no ano passado e fizemos ‘na cara e na coragem’. Obtivemos um resultado mais que satisfatório e, neste ano, conseguimos selecionar o projeto em um edital”, revelou Carlos Barbosa. “Agora, o ‘Matapi’ planeja focar na questão do empreendedorismo e na manutenção das empresas, além da aproximação com as coproduções nacionais e internacionais. Serão promovidos, ainda, diversos encontros e palestras para discutirmos a atual situação de nosso setor, tentando encontrar possibilidades de conexões e de ações para driblarmos os percalços”, completou.

O organizador afirma que a ideia de incluir a Região do CONNE no evento já era uma vontade do grupo desde o ano passado. “Nossa produção está muito ligada à produção dos outros Estados, além das políticas públicas voltadas para essa macrorregião. Assim como o ‘SAPI’ (GO) e o ‘NordesteLAB (BA)’, mercados similares que consideramos como padrinhos, é de fundamental importância a união de nossos esforços para consolidarmos nossos propósitos enquanto classe”, concluiu Carlos.

Sobre Gabriel Pires

Gabriel Pires é formado em Comunicação com Habilitação em Produção em Comunicação e Cultura e já trabalhou no Escritório de Projetos do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb). Atualmente, ele presta serviços para produtoras de Salvador (BA) na área de Produção Executiva e é sócio do Laboratório Audiovisual, que vem realizando o ‘NordesteLAB’ (mercado audiovisual de Salvador).

No ano passado, o Laboratório Audiovisual iniciou sua carreira como distribuidor, sob o nome de Arco Audiovisual, com o lançamento do filme ‘Café com canela’.

 

Serviços

O que é: pré-evento do ‘Matapi - Mercado Audiovisual do Norte’

Quando: de 18 de outubro a 2 de novembro

Onde: SebraeLab Amazonas - Avenida Leonardo Malcher, nº 924, Centro

Inscrições: a partir de quarta-feita (4/09), por meio da plataforma online Sympla

Informações: Instagram oficial do evento (@matapimercadoaudiovisual)

 

O que é: ‘Matapi - Mercado Audiovisual do Norte’

Quando: de 27 e 30 de novembro

Onde: abertura no Teatro Amazonas e programação no Centro Cultural Palácio da Justiça - ambos no Centro de Manaus

Informações: Instagram oficial do evento (@matapimercadoaudiovisual)

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.