Publicidade
Manaus
Tradições

Moradores de bairros da Zona Leste de Manaus seguem tradições

Coisas simples que se tornaram raridades por conta da correria do dia a dia, como um café na feira, ganham espaço aos domingos 12/09/2016 às 09:55
Show uyfgu
Nazaré e Heron costumam ir à feira aos domingos para comprar o almoço: passeio é quase uma tradição dominical (Foto: Winnetou Almeida)
Silane Souza Manaus (AM)

Tomar aquele café regional em uma barraquinha de rua, ir à feira comprar o almoço do dia, encontrar os amigos para jogar conversa fora, programas típicos de uma manhã de domingo. Em alguns bairros da Zona Leste de Manaus, essas são as atividades perfeitas para aproveitar o dia dedicado ao descanso e lazer. Para a maioria das pessoas, o importante é fazer algo para se divertir, tirar o estresse da semana que passou e se preparar para a segunda-feira, quando tudo recomeça: trabalho, estudos, enfim. 

“Não tem uma manhã de domingo que eu não venha à feira comprar peixe ou carne e verduras para o almoço de domingo com a família”, revelou a dona de casa Lazinha Monteiro, 53. A feira que ela tanto frequenta é a do Jorge Teixeira, localizada na avenida Brigadeiro Hilário Gurjão, Zona Leste. Mas enquanto a manhã de domingo de Lazinha é movimentada, à tarde é apenas para descanso. “À tarde eu fico em casa sem fazer nada”, comentou. 

A gerente comercial Lindaray Castro, 35, sempre reserva a manhã de domingo para ir à igreja, quando não, gosta de sair para comprar ingredientes para fazer o café da manhã da família. “Meu filho gosta muito de frutas, por isso, sempre que posso venho comprar frutas e goma para fazer tapioca. Como nossa manhã sempre é cheia por causa das atividades da igreja nós geralmente compramos comida pronta para o almoço em casa ou na casa de amigos”, contou. 

Além dos cafés da manhã e das feiras tradicionais, a população da Zona Leste também não abre mão das feiras itinerantes, aquelas que são montadas apenas nos domingos, em grande extensão de ruas daquela área. “Esses locais são muito bons porque você encontra de tudo, inclusive lanches que vendem pasteis que eu adoro. Só no domingo mesmo para extravasar um pouco”, afirmou a promotora de venda Keite Souza, 35.  

Uma feira dessas, que é montada todos os domingos na rua Penetração II, bairro São José Operário, é onde o casal Nazaré de Souza, 57, e Heron de Souza, 52, vai para comprar o almoço de domingo. “Compramos fígado, mocotó para o feijão e carne para churrasco. Domingo sempre tem muita gente em casa então reunimos todo mundo para fazer aquele assado gostoso. Além de se divertir, ainda aproveitamos para passar mais tempo com a família”, disse Nazaré.

Muitas pessoas fazem as compras para o almoço de domingo na feira, pela manhã (Foto: Winnetou Almeida)

De tudo um pouco
A Zona Leste é uma das zonas mais populosas e movimentadas da cidade. Nos domingos, a movimentação de pessoas em lojas e feiras e o fluxo de veículos são intensos durante toda a manhã nos principais bairros daquela área, como Jorge Teixeira, Mutirão, São José Operário, Cidade de Deus e Nova Floresta, que são também os mais populosos na Zona Leste. À tarde e noite, o público se reúne em espaços de lazer, como praças, bares e lanchonetes.

Publicidade
Publicidade