Domingo, 18 de Agosto de 2019
REFORÇO

Segurança para o Carnaval contará com efetivo de mais de 8,2 mil pessoas

Entre as principais ações, estão a fiscalização da Lei Seca, auxílio no desfile das escolas no Sambódromo, e também a presença de policiais à paisana em grandes eventos



CLJ.MMIMG_0007_125FA8CB-9ECB-4711-A236-D2989E0D2C9F.JPG (Foto: Michell Melo / Freelancer)
01/03/2019 às 15:31

Para garantir a segurança dos foliões até a quarta-feira de cinzas (6), um efetivo composto por 8,2 mil servidores da Segurança Pública do Estado entre policiais civis e militares, bombeiros militares e agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) estarão tanto nos blocos de ruas quanto no desfile que acontecerá sábado, no Sambódromo. A apresentação do efetivo de segurança aconteceu nesta sexta-feira (1) na sede do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) na avenida André Araújo, Aleixo, zona Centro-Sul de Manaus.

“Foi feito todo um planejamento e um cálculo de avaliação no qual nós podemos concluir que será o suficiente para atender a demanda. Teremos aproximadamente 1.700 homens a mais nas quatro forças, nas polícias Civil e Militar, Bombeiros  e ainda as equipes do Detran, além do apoio do Prefeitura de Manaus”, explicou o secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), coronel Louismar Bonates. 

No âmbito das fiscalizações, de maneira a evitar a combinação bebida alcoólica e trânsito, o Detran vai reforçar com a ‘Lei Seca’ em várias zonas de capital e também na estrada BR-174. “O projeto Lei Seca será bem rigoroso, montamos um posto juntamente com Polícia Civil e Federal no KM 42 da Br 174 para que os flagrantes sejam na hora. Não será admitido bebida e direção”, acrescentou o coronel.
 
A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) será responsável pelo patrulhamento ostensivo com 800 homens a mais diariamente nas ruas. “Teremos também 50 viaturas a mais além do nosso serviço realizado diariamente que é empregado nos dois turnos. Os policiais estarão a paisana para interceptar aqueles meliantes que estarão ali para praticar furtos de celulares ou outros crimes”, disse o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Ayrton Norte. 

Estrutura

No sábado, o Sambódromo contará com a estrutura de fiscalização e acompanhamento das ações com a instalação de uma base do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), responsável por monitorar e dar suporte a todas as ações do sistema de segurança pública. A Delegacia Móvel da Polícia Civil do Amazonas (PCAM) ficará posicionada em frente à Delegacia Geral para atendimento de ocorrências. “Essa móvel será como reforço às delegacias que estarão de plantão como o 12º, o 19º e outros plantões. A delegacia de menor infrator e menor vítima também terá reforço”, disse o delegado-geral da Polícia Civil, Lázaro Ramos.

Para prevenção e combate de incêndios, O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) contará com 417 bombeiros, sendo 287 na capital e 130 nos municípios do interior. Aos foliões que se excederem na bebida alcoólica, o Detran disponibilizou o serviço do “Disk Pileque” por meio do contato: (92) 99438-6107, um sistema que resgata quem não estiver condições para dirigir. O serviço funcionará 24 horas a partir de hoje até quarta-feira (6) e conta com quatro veículos.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.