Publicidade
Manaus
Manaus

Sejus volta a atrás e informa novo número de foragidos de fuga em massa do Ipat

Após uma recontagem na unidade prisional, determinada pelo secretário Wesley Aguiar, foi verificado que 176 detentos fugiram durante a revolta 12/07/2013 às 10:08
Show 1
Rebelião iniciou no bloco C do Ipat por volta das 17 horas
Bruna Souza Manaus, AM

A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus) informou na manhã desta sexta-feira (12), um novo número de detentos foragidos da rebelião no Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat) na última terça-feira (9). Após uma recontagem na unidade prisional, determinada pelo secretário Wesley Aguiar, foi verificado que 176 detentos fugiram durante a revolta.

Em nota enviada anteriormente, a secretaria havia informado a fuga de 144 detentos. Com a diferença de 32 detentos a mais, o novo número foi atualizado na manhã desta sexta, “depois de recontagem minuciosa que aconteceu durante a noite de quinta-feira (11)”. Ainda segundo a assessoria de imprensa do órgão, uma lista com o nome de todos os foragidos será repassada para a força de segurança do estado, incluindo a Força Tarefa da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

De acordo com informações de um agente penitenciário que preferiu não se identificar, durante a rebelião, os detentos destruíram os computadores da área administrativa e por isso ocorreu os erros na contagem dos presos. Questionada sobre o erro na contagem dos presos e a suposta destruição dos equipamentos eletrônicos, a assessoria de imprensa da Sejus não soube informar o caso e não confirmou o relato do agente.

Crise no sistema penitenciário

Na noite desta quinta-feira (11), detentos da cadeia pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa fizeram um motim após a prisão de um homem quando tentava jogar armas para dentro do presídio ainda durante a tarde. Segundo um agente penitenciário que não quis se identificar, os presos aguardavam a ‘encomenda’ na hora do banho de sol e ao perceber que a tentativa havia fracassado, os detentos se negaram a voltar para as celas e começaram a confusão.

Segundo policiais da Força Tática, o suspeito estava na garupa de uma moto com outro homem que conseguiu fugir logo após perceber a chegada da polícia. O preso foi autuado em flagrante no 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP) e encaminhado a cadeia pública.

Publicidade
Publicidade