Publicidade
Manaus
RETORNO

Sem mandato renovado, Bisneto reassume a Casa Civil da Prefeitura de Manaus

O retorno dele ao cargo contraria uma recomendação do MPC para que o prefeito de Manaus, Artur Neto, pai de Bisneto, evitasse nepotismo 28/11/2018 às 13:37
Show arthur bisneto c22a5f4e 06d0 4c22 9558 60317a8d3eca
Foto: Arquivo A Crítica
Larissa Cavalcante Manaus (AM)

Sem conseguir renovar o mandato em Brasília, o deputado federal Arthur Bisneto (PSDB) licenciou-se do cargo para reassumir o comando da Casa Civil da Prefeitura de Manaus. O prefeito Artur Neto (PSDB), pai de Bisneto, já havia nomeado o filho para a pasta em setembro de 2017. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Município de ontem (27).

A nomeação contraria uma recomendação do Ministério Público de Contas (MPC) para que o prefeito Artur Neto (PSDB) evitasse a prática de nepotismo por meio da nomeação de “cônjuge, companheiro ou parente” em cargos de confiança ou comissionados dentro da administração municipal. Com o retorno de Bisneto a Manaus, Carlos Souza, também do PSDB, assume vaga de deputado federal em Brasília.

A Casa Civil é responsável pela coordenação dos atos legais do Executivo Municipal e pela relação institucional da Prefeitura com as demais esferas do Poder Público. Na prática, a pasta reservada para Bisneto centraliza o comando das demais secretarias. Bisneto assume no lugar do tenente-coronel da PM José Fernando de Farias.

Em abril, Bisneto se desincompatibilizou do cargo de secretário para disputar o Governo do Estado como vice na chapa encabeçada pelo senador Omar Aziz (PSD). A chapa ficou na quarta colocação na disputa pelo governo com apenas 8,07% do total de votos válidos, ou 142.804 votos.

Bisneto acumula um mandato de vereador no período de 2001 a 2003, deputado estadual de 2003 a 2014 e, em seguida, eleito deputado federal. Na Câmara Federal, Bisneto teve uma atuação tímida e ficou longos períodos longe da casa, por “problemas particulares”.

O chefe da Casa Civil tem a responsabilidade de articular com os demais secretários a execução dos programas e ações da municipalidade em consonância com as normas vigentes. Após a nomeação no Diário Oficial do Município, a disposição do deputado à Prefeitura de Manaus será encaminhada à mesa da Câmara dos Deputados.

Publicidade
Publicidade