Publicidade
Manaus
SEM MISTÉRIO

CPDE é pioneiro em exame que descobre sexo do bebê na 10ª semana de gestação

Exame realizado em laboratório de Manaus com 28 anos de história permite que pais descubram sexo do bebê a partir da décima semana de gestação. Em comparação, a ultrassonografia deve ser feita apenas a partir da 25ª semana de gravidez 02/08/2018 às 18:32 - Atualizado em 03/08/2018 às 21:24
Show sem t tulo
Dr. João Gustavo Costa Avelino, farmacêutico bioquímico responsável por realizar o exame de sexagem fetal no CPDE. Fotos: Antônio Lima
acritica.com Manaus (AM)

Um dos pioneiros na experiência, o Centro de Pesquisa e Diagnósticos Especializados (CPDE) implantou, há mais de cinco meses, um dos exames mais procurados pela atualidade. O centro se tornou referência no Amazonas quando o assunto é sexagem fetal. Isto é: exame que revela o sexo de um bebê ainda nas suas primeiras semanas no útero.

Muito procurado pelas mães mais ansiosas, o procedimento oferece quase que 0% de margem de erro e garante à família, muito antes do tempo "normal", a revelação. Isso tudo baseado em uma simples coleta de sangue. 

A sexagem fetal é um procedimento relativamente novo no mercado. Consiste numa análise genética dos cromossomos dentro do corpo da mãe partindo do princípio de que, uma vez constatado a presença do cromosssomo "Y", é seguro: é um menino.

“É um exame relativamente novo, porque envolve o estudo da genética. A grávida consegue, a partir dele, bem antes do tempo normal, descobrir o sexo do feto. Antes os pais ainda ficavam presos aos exames de imagem. E isso ainda abria uma margem de erro. Pelo exame de sangue, da sexagem fetal, não tem erro. É 0,0000... de chance de erro”, conta o Dr. João Gustavo Costa Avelino, farmacêutico bioquímico, pós-graduado em Microbiologia Clínica e Citologia Clínica, responsável pela sede matriz do CPDE.

Para onde ir

O laboratório fica localizado na Rua Ramos Ferreira, nº 1.110, Centro. Qualquer gestante pode fazer o exame. Não há exigência de prescrição médica ou restrições. Basta chegar e fazer a coleta comum. O valor é de R$ 309 – preço comum no mercado.


O exame de sexagem fetal é realizado na unidade do CPDE no Centro de Manaus

“Não há nenhum tipo de restrição. A grávida pode simplesmente vir ao nosso laboratório e pedir pelo exame. Para não dizer que não há restrição, indicamos: é importante que a grávida não venha acompanhada de um homem. É importante evitar o contato com alguém do sexo masculino para que não corra o risco de alguma alteração no resultado”.

A matriz do CDPE, com o procedimento em funcionamento total há cinco meses, passou por longo processo de estruturação para realizar o exame inovador. A equipe responsável pela coleta e tratamento foi especialmente treinada e é composta por dez profissionais.  O laboratório possui o título de excelência como Centro de Pesquisa e Diagnósticos Especializados, oferecido pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ). 

Procura e serviço

O serviço fica à disposição de qualquer grávida, sem restrições, que queira desmistificar o sexo do bebê antes do período tradicional de mais de 16 semanas de espera. Ao completar as 10 semanas, basta se dirigir ao laboratório. O resultado sai entre 10 a 15 dias úteis.

“A procura tem sido muito alta. Temos toda uma equipe treinada para essa coleta, para o preparo da amostra. E estamos tendo muito sucesso”, conclui o Dr. João Gustavo.

Para maiores informações, as interessadas podem entrar em contato com o laboratório por meio do número (92) 3233-8136. Para as mais ansiosas, as portas estão abertas para quem não tenha hora marcada também.  

Dúvidas

A partir de quanto tempo de gestação? 10 semanas.

Custo? R$ 309.

Precisão? Baseado em estudo genético, o risco de resultado dúbio ou insatisfatório é mínino.

Risco? Por ser uma coleta normal de sangue, o exame não oferece risco a qualquer grávida ou ao feto.

Unidades do CPDE

Matriz - Rua Ramos Ferreira, nº 1110, Centro. Telefone: (92) 3233-8136

Avenida Djalma Batista, nº 1661, sala 105 - Millennium Shopping. Telefone: (92) 3877-0892

Avenida Tarumã, nº 1169, Praça 14 de Janeiro. Telefone: (92) 3302-6740.

Avenida Umberto Calderaro, 455, Adrianópolis, loja 2 (Cristal Tower Hotel & Office). Telefone: (92) 3019-2121.

Rua Professor Felix Valois (antiga rua Beija-Flor), 105, Cidade Nova. Telefone: (92) 3021-5090.

Rua Pará, 369, Qd. 64, Vieiralves. Telefone: 3622-3813.

Publicidade
Publicidade