Quarta-feira, 18 de Setembro de 2019
TRÂNSITO

Sem prazo para fim de obra na Djalma, Faixa Azul segue liberada em 3 avenidas da cidade

Faixas até então exclusivas para ônibus foram liberadas para todos tipos de veículos nas avenidas C. Nery, U. Calderaro e M. Ypiranga para amenizar efeitos no trânsito da troca de tubulação na av. Djalma Batista



WhatsApp_Image_2018-03-09_at_12.05.28.jpeg Foto: Jair Araújo
12/03/2018 às 06:10

A Faixa Azul nas avenidas Constantino Nery, Umberto Calderaro (Paraíba) e Mário Ypiranga (Recife), na Zona Centro Sul de Manaus, seguem liberadas até o final da obra para implantação da nova tubulação de drenagem profunda na Djalma Batista. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).

Até então exclusiva para ônibus, táxis, ambulâncias e viaturas, a Faixa Azul nessas avenidas foi liberada em uma tentativa da Prefeitura de Manaus de reduzir os efeitos no trânsito provocados pela interdição de um trecho da Djalma para as obras na tubulação. Desde a manhã da última sexta (9), o trânsito, nos dois sentidos da via, entre as ruas Pará e João Valério, foi interrompido. Não há previsão para a entrega da obra, conforme a Seminf.

Em regime de mutirão, com turnos de 12 horas, os funcionários da secretaria estão trabalhando o dia todo. Ainda segundo a assessoria, as chuvas que atingiram a cidade neste final de semana atrapalharam o andamento dos serviços. "Nós estamos muito conscientes da importância dessa área e vamos entregar a obra rapidamente”, afirmou o titular da Seminf e prefeito em exercício, Marcos Rotta.


Obras na avenida Djalma Batista. Foto: Divulgação

Desvios no trânsito

Placas de sinalização com indicação dos desvios de itinerário foram instaladas pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) na  avenida Djalma Batista, no trecho interditado para obra de drenagem. A sinalização vertical tem ajuda na orientação do itinerário dos condutores que trafegam na área bloqueada nos dois sentidos da avenida.

A sinalização indica que, na esquina da Djalma com a Pará, o desvio à direita leva para as ruas Rio Jutaí e Madeira, que dão acesso à rua João Valério e, assim, prosseguir na Djalma Batista. Ainda na mesma esquina, foi colocada uma placa na rua Pará que indica “direita livre com atenção”, informando que os condutores que estão na faixa da direita podem seguir para a Djalma, em direção ao Centro, sem parada no semáforo. Na esquina da João Valério com aDjalma, também foi colocada placa de “direita livre”.

Há também a informação de “desvio” para que os condutores, que trafegam em direção ao Centro, sigam para a avenida Constantino Nery.

Estado da obra

Após a conclusão da escavação na avenida Djalma Batista para implantação da nova drenagem profunda, a Prefeitura de Manaus começou a implantar as galerias subterrâneas que irão compor a tubulação da área. O trabalho neste domingo (11) se concentrou na colocação de mais de nove metros quadrados de tubos em concreto e na implantação de muretas em arrimo de rip-rap, que darão base para a nova rede de drenagem.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.