Publicidade
Manaus
SEMINÁRIO

Seminário discute preocupações e tratamento para a tuberculose em Manaus

Em 2016, o Amazonas registrou 2.790 novos casos da doença, sendo desses 2 mil casos somente em Manaus. Foram à óbito um total de 148 pessoas 21/03/2017 às 11:07 - Atualizado em 21/03/2017 às 11:27
Show seminario
(Foto: Márcio Silva)
Paulo André Nunes Manaus (AM)

Com a finalidade de discutir a ampliação da informação sobre o diagnóstico e tratamento da doença, está acontecendo agora no auditório da Delegacia Geral de Polícia Civil (avenida Pedro Teixeira, 180, Dom Pedro, Zona Centro-Oeste), o 2º Seminário Interinstitucional sobre Tuberculose.

O evento, que é organizado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), conta com a participação de profissionais de saúde, professores e representante da sociedade civil e traz como tema a “Turberculose e Aids no ambiente do trabalho”, iniciando a programação especial de luta contra a doença por meio do Programa Estadual de Controle da Tuberculose. Na próxima sexta-feira (24) é celebrado o Dia Mundial de Luta de Combate a Tuberculose.

Em 2016 o Estado do Amazonas registrou 2.790 casos novos da doença sendo desses 2000 casos somente na capital amazonense. Foram à óbito um total de 148 pessoas.

“O Amazonas ainda lidera um triste ranking com o maior taxa de incidência da doença no país, seguido por Rio de Janeiro e Pernambuco, mas a ampliação da rede de diagnóstico da doença contribuiu para esse aumento, tendo em vista, que o Estado faz busca ativa de casos da doença e Manaus que responsável por 70% dos casos melhorou o acesso ao tratamento na rede básica de saúde", salienta Bernardino Albuquerque, diretor-presidente da FVS-AM.

“A programação do seminário contempla desde a situação atual da tuberculose no Amazonas, os direitos dos portadores de Tuberculose/HIV e a Experiência exitosa em Manaus", destaca a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose da FVS-AM, Marlucia Garrido.

Exposição

A Fundação de Vigilância em Saúde do Estado do Amazonas e seus parceiros vão realizar uma exposição sobre a tuberculose, a partir desta quarta (22) a sexta (24), nas ambiências do Sumaúma Park Shopping, buscando alertar ainda mais a população para o tema.

Publicidade
Publicidade