Publicidade
Manaus
Manaus

Semmas chama secretários para workshop preparatório da conferência municipal

O workshop será um evento preparatório para a III Conferência Municipal de Meio Ambiente, que acontecerá de 5 a 7 de junho, em Manaus 05/04/2013 às 17:35
Show 1
A secretária foi uma das palestrantes do primeiro dia do Fórum
Semcom Manaus (AM)

A secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Kátia Schweickardt, convidou os secretários de Meio Ambiente das prefeituras do interior do Estado reunidos no VI Fórum Permanente de Secretarias de Meio Ambiente do Amazonas (Fopes), a participarem do Workshop Preparatório da III Conferência Municipal de Meio Ambiente, que acontecerá no próximo dia 23, no Auditório da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

A secretária foi uma das palestrantes do primeiro dia do Fórum, que termina nesta sexta-feira (5), com a discussão sobre a regulamentação da Lei Complementar 140 e da Resolução do Conselho Estadual de Meio Ambiente do Amazonas (Cemaam). O Fórum, que acontece no Centro de Capacitação Laura Vicuna, é promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS).

Kátia Schweickardt lembrou aos gestores que a realização do workshop é uma oportunidade de troca de experiências e conhecimentos que podem ser aplicados na realização das conferências municipais de meio ambiente que este ano deverão ter como tema os resíduos sólidos e a erradicação dos lixões a céu aberto. “A conferência deve ser vista pelas secretarias de Meio Ambiente como uma oportunidade de envolvimento da população e representações de todos os segmentos da sociedade na discussão de questões relacionadas ao lixo, nos municípios. Essas discussões devem subsidiar as propostas de políticas públicas”, lembrou.

A realização da IV Conferência Estadual de Meio Ambiente foi uma das pautas do VI Fopes.  Do evento estadual, que acontecerá em Manaus, em agosto, deverão sair 40 delegados para representar o Amazonas na 4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, no mês de outubro, em Brasília. Os representantes serão apontados pelos municípios participantes e vão contribuir com propostas para implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, a partir de um amplo debate com a sociedade sobre o tema.

A secretaria lembrou também aos gestores a importância de estruturarem suas secretarias e torná-las protagonistas da política ambiental do município. Segundo ela, dessa forma a pauta ambiental pode ser fortalecida do ponto de vista dos recursos municipais. “E importante a motivação dos secretários quanto ao protagonismo que a área ambiental pode assumir na política institucional dos municípios. Para isso, recomendei às secretarias, por menor que fossem, que estruturem uma gerência de projetos para captação de recursos”, informou.

A secretária apresentou aos presentes a estrutura da Semmas e o Relatório dos 100 Dias da gestão ambiental. Ela recomendou também que os gestores buscassem sempre elaborar Planos de Metas e Relatórios periódicos para subsidiar os prefeitos, dar visibilidade e fortalecer institucionalmente as Secretárias Municipais de Meio Ambiente.

Publicidade
Publicidade