Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2019
Manaus

Semsa antecipa campanha de vacinação contra a Poliomielite, na Zona Rural de Manaus

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato, o trabalho começou por 8 comunidades ribeirinhas da calha do rio Negro e em alguns ramais mais distantes, em área terrestre



1.jpg Campanha de vacinação contra a Poliomielit inicia na Zona Rural de Manaus
14/06/2012 às 14:06

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) antecipou para esta quinta-feira (14) o início da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, na zona rural de Manaus. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato, o trabalho começou por 8 comunidades ribeirinhas da calha do rio Negro e em alguns ramais mais distantes, em área terrestre. Na zona rural vivem, aproximadamente, 3,2 mil crianças menores de 5 anos de idade, das 167,2 mil que serão imunizadas na capital, durante a campanha. "A antecipação do calendário nestas áreas tem a finalidade assegurar a ampla cobertura vacinal, mesmo nas regiões de mais difícil acesso", afirmou Francisco Deodato.

No sábado (16), a Prefeitura de Manaus participa do Dia Nacional de Mobilização contra a Poliomielite (doença também conhecida como paralisia infantil). Uma estrutura de quase mil postos de atendimento estará funcionando, das 8h às 17h. A grande ação vai mobilizar 4 mil servidores. Além das Unidades Básicas de Saúde e Policlínicas da rede municipal e dos CAICs, da rede estadual, a vacinação estará acontecendo em locais de grande circulação de pessoas, como shoppings e supermercados e, também, em escolas, igrejas, sedes de associações comunitárias, entre outros.

Na quarta-feira (13) à noite, a unidade fluvial da Semsa partiu para a calha do rio Negro, onde estão as 8 primeiras comunidades ribeirinhas a receber as ações da campanha de imunização contra a Pólio: Apuau, Aruau, Mipindiau, Cuieiras (indígena), Santa Maria, Jaraqui, Costa do Arara e Tupé. "Nestas áreas devemos vacinar 350 crianças", frisou Deodato. Na próxima semana, o mesmo trabalho será realizado nas comunidades ribeirinhas da área do rio Amazonas: Lago do Arumã, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Tabocal/Bonsucesso, Tabocal/Guajará e Jatuarana.

Abertura oficial - A abertura oficial do "Dia D" contra a Poliomielite, no sábado, vai acontecer às 9h, no Parque Cidade da Criança, no Aleixo, onde durante todo o dia funcionará um dos postos de imunização montados pela Semsa. As crianças que forem ao local para tomar a vacina poderão, também, participar de uma série de atividades recreativas que contarão, inclusive, com a presença do Zé Gotinha, boneco-símbolo da campanha de imunização.

Outro local que terá posto de vacinação contra a pólio e promete receber as crianças com muitas atividades culturais, científicas e de recreação é a sede da Fiocruz (rua Teresina, 476, Adrianópolis). Na Unidade Básica de Saúde Luiz Montenegro (rua Jutaí, conjunto Vieiralves, bairro Nossa Senhora das Graças), a criançada será recebida, também, em clima de festa, com a presença do Zé Gotinha e da Turma Toy Story, lanches, brincadeiras e até salão de beleza. No Plaza Shopping haverá um posto de vacinação atendendo das 8h às 17h, para facilitar o acesso das crianças que estiverem com os pais no centro de compras. Os locais de vacinação podem ser conferidos no site semsa.manaus.am.gov.br.

Com informações da assessoria.




Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.