Publicidade
Manaus
EXAMES

Semsa fará exames de prevenção ao câncer bucal durante campanha da gripe

O intuito da campanha é facilitar o acesso dos idosos aos exames preventivos, aproveitando a presença deles nas unidades de saúde para a realização da vacinação e, ao mesmo tempo, da detecção de sinais indicativos de câncer de boca 28/04/2016 às 17:01
Show exame
Nos locais de imunização, equipes da Gerência de Saúde Bucal irão realizar atividades de educação em saúde e exames odontológicos, com o objetivo de detectar lesões com potencial cancerígeno em pessoas com 60 anos de idade ou mais (Divulgação)
acritica.com

A Secretaria Municipal de saúde (Semsa) dará início neste sábado, 30, a ações de prevenção, orientação e combate ao câncer bucal em pessoas idosas. As ações serão realizadas juntamente com a Campanha Nacional contra a Gripe (Influenza) que está voltada, entre outros públicos, à população idosa.

Nos locais de imunização, equipes da Gerência de Saúde Bucal irão realizar atividades de educação em saúde e exames odontológicos, com o objetivo de detectar lesões com potencial cancerígeno em pessoas com 60 anos de idade ou mais.

De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, o intuito é facilitar o acesso dos idosos aos exames preventivos, aproveitando a presença deles nas unidades de saúde para a realização da vacinação e, ao mesmo tempo, da detecção de sinais indicativos de câncer de boca.

“Uma das estratégias de ação mais importantes no campo da saúde individual e coletiva é a prevenção. Além disso, sabemos que qualquer tipo de câncer tem melhores chances de tratamento e cura se diagnosticado precocemente”, destaca Homero.

De acordo com o secretário, para o diagnóstico do câncer bucal e de Lesões Potencialmente Malignas (LPMs) serão oferecidos exames clínicos pelo cirurgião dentista e esclarecimentos sobre a importância do autoexame e do exame periódico com o cirurgião-dentista, a fim de que a busca por qualquer anormalidade que possa indicar a possibilidade de um câncer, seja feita de forma rotineira pela população idosa. Os serviços serão oferecidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades Móveis Odontológicas e Policlínicas.

De acordo com Nara Esquivel, da Gerência de Saúde Bucal da Semsa, as ações serão realizadas nas unidades de saúde até o dia 20 de maio, quando serão encerradas as atividades da campanha de imunização contra a Influenza. Depois desse período, a assistência de saúde bucal segue no padrão de consultas agendadas.

Vacinação

O dia “D” de mobilização da 18ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe), que protege contra os vírus H1N1, H3N2 e influenza B acontece neste sábado, 30, quando estarão em funcionamento 962 postos de vacinação em Manaus. Devem ser vacinadas 396.970 pessoas, sendo a meta mínima, determinada pelo Ministério da Saúde, de 80% desse total.                           

Além de idosos (60 anos ou mais de idade), serão vacinados os trabalhadores de saúde, os povos indígenas (aldeados), as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (como diabéticos, cardiopatas e doenças renais), adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

A abertura da campanha será feita pelo prefeito Arthur Neto e pelo secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, às 8h30, na Unidade Básica de Saúde Gebes Medeiros Filho, na rua dos Pirarucus, n° 1000, Jorge Teixeira II - próximo ao Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Irmã Helena Walcott.

*Com informações da assessoria de comunicação.

Publicidade
Publicidade