Domingo, 23 de Fevereiro de 2020
EXAMES

Semsa fará exames de prevenção ao câncer bucal durante campanha da gripe

O intuito da campanha é facilitar o acesso dos idosos aos exames preventivos, aproveitando a presença deles nas unidades de saúde para a realização da vacinação e, ao mesmo tempo, da detecção de sinais indicativos de câncer de boca



exame.jpg Nos locais de imunização, equipes da Gerência de Saúde Bucal irão realizar atividades de educação em saúde e exames odontológicos, com o objetivo de detectar lesões com potencial cancerígeno em pessoas com 60 anos de idade ou mais (Divulgação)
28/04/2016 às 17:01

A Secretaria Municipal de saúde (Semsa) dará início neste sábado, 30, a ações de prevenção, orientação e combate ao câncer bucal em pessoas idosas. As ações serão realizadas juntamente com a Campanha Nacional contra a Gripe (Influenza) que está voltada, entre outros públicos, à população idosa.

Nos locais de imunização, equipes da Gerência de Saúde Bucal irão realizar atividades de educação em saúde e exames odontológicos, com o objetivo de detectar lesões com potencial cancerígeno em pessoas com 60 anos de idade ou mais.



De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, o intuito é facilitar o acesso dos idosos aos exames preventivos, aproveitando a presença deles nas unidades de saúde para a realização da vacinação e, ao mesmo tempo, da detecção de sinais indicativos de câncer de boca.

“Uma das estratégias de ação mais importantes no campo da saúde individual e coletiva é a prevenção. Além disso, sabemos que qualquer tipo de câncer tem melhores chances de tratamento e cura se diagnosticado precocemente”, destaca Homero.

De acordo com o secretário, para o diagnóstico do câncer bucal e de Lesões Potencialmente Malignas (LPMs) serão oferecidos exames clínicos pelo cirurgião dentista e esclarecimentos sobre a importância do autoexame e do exame periódico com o cirurgião-dentista, a fim de que a busca por qualquer anormalidade que possa indicar a possibilidade de um câncer, seja feita de forma rotineira pela população idosa. Os serviços serão oferecidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades Móveis Odontológicas e Policlínicas.

De acordo com Nara Esquivel, da Gerência de Saúde Bucal da Semsa, as ações serão realizadas nas unidades de saúde até o dia 20 de maio, quando serão encerradas as atividades da campanha de imunização contra a Influenza. Depois desse período, a assistência de saúde bucal segue no padrão de consultas agendadas.

Vacinação

O dia “D” de mobilização da 18ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe), que protege contra os vírus H1N1, H3N2 e influenza B acontece neste sábado, 30, quando estarão em funcionamento 962 postos de vacinação em Manaus. Devem ser vacinadas 396.970 pessoas, sendo a meta mínima, determinada pelo Ministério da Saúde, de 80% desse total.                           

Além de idosos (60 anos ou mais de idade), serão vacinados os trabalhadores de saúde, os povos indígenas (aldeados), as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (como diabéticos, cardiopatas e doenças renais), adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

A abertura da campanha será feita pelo prefeito Arthur Neto e pelo secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, às 8h30, na Unidade Básica de Saúde Gebes Medeiros Filho, na rua dos Pirarucus, n° 1000, Jorge Teixeira II - próximo ao Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Irmã Helena Walcott.

*Com informações da assessoria de comunicação.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.