Publicidade
Manaus
SAÚDE

Semsa investiga sarampo como causa de mortes de dois bebês na capital

Mortes de bebês de sete e nove meses podem ser as duas primeiras causadas pelo sarampo em Manaus 29/06/2018 às 17:04 - Atualizado em 29/06/2018 às 17:19
Show sarampo2
Foto: Divulgação
acritica.com Manaus (AM)

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) investiga se duas crianças que morreram na capital foram as primeiras vítimas de sarampo. Conforme último boletim divulgado pelo órgão, o número de casos confirmados chegou a 265 e 1346 estão sendo investigados.

O primeiro caso foi em um menino de sete meses que apresentou os sintomas da doença, como febre, exantema, tosse e coriza. A Semsa aguarda resultado do exame de sorologia.

No segundo, uma menina de nove meses, não foi feita a coleta de material, no entanto, técnicos estão fazendo buscas para identificar se a criança havia apresentado os sintomas antes de falecer.

A secretaria informou que as duas crianças não tinham sido vacinadas contra o sarampo e residiam em áreas onde há elevados índices de casos suspeitos – a menina na zona Oeste e o menino na área limite entre as zonas Norte e Leste.

Nesta sexta-feira (29), nove equipes do Distrito de Saúde Sul (Disa Sul) iniciaram uma “varredura” no bairro Petrópolis, que concentra o maior índice de casos confirmados (44) e suspeitos (320) naquela área, para buscar pessoas que ainda não tenham sido vacinadas. A ação deve durar 15 dias. A previsão é visitar mais de 1,3 mil imóveis para avaliar a situação vacinal e fazer a atualização, caso necessário.

Boletim

O Informe Epidemiógico divulgado na última terça-feira, 26, pela Sala de Situação de Vigilância em Saúde da Semsa aponta 265 casos confirmados, 113 descartados e 1346 em investigação, aguardando resultado laboratorial.

As zonas Norte e Leste concentram a maior incidência de notificações. Desde que foi iniciada a campanha, que tinha como meta vacinar 191.585 pessoas da faixa etária prioritária (seis meses a 49 anos), foram aplicadas 157.953 doses, o equivalente a 82,45% da meta.

Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa causada por vírus. Geralmente, atinge bebês e crianças de até 5 anos que não tomaram a vacina. Também pode aparecer em adultos, e se não for tratada pode acarretar outras complicações como pneumonia, conjuntivite, cegueira, convulsões, diarreia, infecções no ouvido e respiratórias, encefalia e lesão cerebral. No pior dos casos, ele pode levar o paciente à morte.

Publicidade
Publicidade