Quarta-feira, 24 de Abril de 2019
publicidade
show_show_222.jpg
publicidade
publicidade

SAÚDE

Semsa prorroga vacinação contra sarampo após confirmar 142 casos em Manaus

Número de casos da doença na capital aumentou entre adolescentes e adultos jovens com até 29 anos de idade, segundo a Secretaria Municipal de Saúde


05/06/2018 às 20:02

O número de casos confirmados de sarampo em Manaus subiu para 142, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). As notificações, que incluem as confirmações, suspeitas e casos descartados, já chegam a 842, conforme o 13º Informativo Epidemiológico de Monitoramento do Sarampo, divulgado pela Semsa nesta terça-feira (5).

Do total de notificações, além dos 142 casos confirmados, 72 foram descartados e 628 continuam em investigação aguardando o resultado laboratorial. No comparativo com a edição anterior do informativo, publicada no último dia 29, foram registradas 67 suspeitas a mais.

Conforme a diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Devae/Semsa), enfermeira Marinélia Ferreira Martins, o 13º Informativo ainda aponta como a faixa etária mais atingida pela doença crianças de até cinco anos, com 57,7% dos casos confirmados e 49,1% dos casos notificados. A segunda faixa etária mais atingida é a de 10 a 29 anos, com 33,9% dos casos notificados e 28,2% dos casos confirmados.

“Os dados mostram que Manaus registra um aumento do número de casos de sarampo entre adolescentes e adultos jovens de até 29 anos de idade. A recomendação é que a população procure uma Unidade de Saúde para atualizar o cartão de vacina”, alerta Marinélia, lembrando que a vacina é a única forma de prevenção contra o sarampo e que o serviço está disponível em 183 salas de vacina da rede municipal de saúde.

Vacinação

publicidade

A vacina contra o sarampo está disponível em 183 salas de imunização, da rede municipal de saúde, em Manaus.

A Semsa prorrogou até o dia 15 de junho as ações da Campanha Municipal contra o Sarampo, iniciada no dia 14 de abril. Tendo como público alvo crianças na faixa etária de seis meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias, considerado o grupo de maior vulnerabilidade para desenvolver complicações pela doença, a campanha já imunizou 145.715 crianças, o que representa 76,06% da meta.

Além do público-alvo da campanha, a vacina de rotina contra o sarampo, disponível nas Unidades de Saúde, é indicada para pessoas de até 49 anos de idade.

Zona Norte tem mais casos

Também de acordo com o novo informativo, a zona Norte de Manaus continua com o maior número de notificações com 34,8% dos casos, seguida das zonas Leste (28,4%), Sul (21,9%), Oeste (14,0%) e Rural (1,0%).

*Com informações da assessoria de imprensa.

publicidade
publicidade
Polícia Civil cumpre mandados de prisão em bairros de Manaus durante operação
Mais de 400 panes por mês ocorrem em coletivos de Manaus, apontam dados da SMTU
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.