Publicidade
Manaus
SAÚDE

Semsa realiza 2ª etapa de campanha de combate às hepatites virais em Manaus

Ação oferece testes rápidos para hepatites, HIV e sífilis em todos os distritos de saúde. Segundo a Semsa, no período de janeiro a julho de 2016, foram registrados 224 novos casos de hepatites virais na capital 21/07/2016 às 16:25
Show campanha
Campanha envolverá mais de mil servidores da Semsa (Foto: Divulgação)
acrítica.com Manaus (AM)

Entre os dias 25 e 31 de julho, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizará a segunda etapa da Campanha de Combate às Hepatites Virais em Manaus, com a oferta de testes rápidos para hepatite B e hepatite C, HIV e sífilis, em todos os distritos de saúde, além da distribuição de preservativos masculinos e femininos.

A primeira etapa da campanha foi executada nas zonas rural e ribeirinha, totalizando 21 comunidades, com profissionais a bordo da Unidade Móvel de Saúde Fluvial Catuiara, percorrendo as margens do rio Negro e rio Amazonas. Também foram oferecidos serviços de palestras, imunização e teste rápido em nove Unidades Básicas de Saúde (UBSs) das comunidades com acesso terrestre.

Nesta quinta-feira (21) a Semsa apoiou uma ação organizada pela Associação Garotos da Noite (AGN), que também contou com o apoio das secretarias de Estado da Educação (Seduc) e da Saúde (Susam), por intermédio da Coordenação Estadual de DSTs e Hepatites Virais. O evento foi direcionado para jovens estudantes da rede estadual de ensino, membros da associação e da comunidade, esclarecendo dúvidas como: o que são hepatites, quais as características e sintomas das doenças, além das formas de prevenção.

“Há muitos jovens nessa plateia que precisam conhecer a doença e como se prevenir dela, pois não há forma mais segura e eficaz de prevenção do que o conhecimento. A ideia é que cada um seja agente multiplicador, pois quem ama deve se prevenir não apenas pelo sentimento, mas adotando medidas práticas”, destacou o secretário da Semsa, Homero de Miranda.

A secretaria está envolvida em diversas atividades de instituições parceiras realizadas em alusão ao Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais - 28 de julho - destacando como principais ações a distribuição de preservativos e realização de testes rápidos nos eventos.

“De 25 a 31 teremos uma semana inteira de atividades em 129 UBSs, escolas, associações, shopping, salão de beleza, terminais de ônibus (T1 e T5), com a distribuição de mais de 300 mil preservativos”, divulgou a chefe do núcleo de DSTs e Hepatites Virais da Semsa, Adriana Souza.

Dados coletados no Sistema de Notificação de Agravos (Sinan), no período de 1º de janeiro a 18 de julho de 2016, mostram que foram registrados 224 novos casos de hepatites virais. Em comparação ao mesmo período de 2015 houve uma diminuição de 37,6% nas notificações de casos.

A campanha envolverá mais de mil servidores da Semsa e contará com a participação do Fórum OSC AIDS, da Rede de Amizade, RNP+ (Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids), Katiró, do Fórum de Prevenção e de Organizações da Sociedade Civil.

*Com informações da assessoria de imprensa

Publicidade
Publicidade