Publicidade
Manaus
DIA 'D'

Semsa realiza Campanha Nacional de Multivacinação em 182 unidades de saúde

Mais de 4,5 mil profissionais estão envolvidos na ação. Crianças menores de 5 anos e adolescentes de 9 a 15 são o público-alvo. Ao todo, 14 vacinas estão sendo ofertadas na campanha 24/09/2016 às 11:35 - Atualizado em 24/09/2016 às 11:35
Show vaina
Público-alvo da campanha são adolescentes de 9 a 15 anos (Foto: Evandro Seixas)
Silane Souza Manaus (AM)

Até as 17h deste sábado, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realiza o Dia "D" da Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da Caderneta de Vacinação. Ao todo, 182 Unidades Básicas de Saúde (UBS) com sala de vacinação estão abertas com 4,5 mil profissionais em ação. Crianças menores de cinco anos e os adolescentes de nove a 15 anos são o público-alvo prioritário.

O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão, ressaltou a importância da vacinação na vida das pessoas. "Essas doenças são imunopreveníveis. Mas é preciso que os pais e responsáveis estejam atentos ao calendário anual de vacinação e que não deixem de cumprir o esquema total das doses porque a falta de uma dose pode comprometer a imunização”, pontuou.

São 14 vacinas ofertadas, incluindo a mais recente no calendário, contra o vírus HPV, destinada a meninas de 9 a 14 anos. Também é oferecida imunização contra Influenza para os grupos prioritários – gestantes, crianças de 6 meses a menores de cinco anos, trabalhadores da saúde, puérperas (até 45 dias depois do parto), pessoas acima de 60 anos e portadores de comorbidades –, além de professores.

A campanha visa resgatar a população não vacinada ou com esquemas incompletos, tanto na infância como na adolescência, para melhorar as coberturas vacinais e assim manter controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreveníveis. Em Manaus, além das Unidades Básicas de Saúde, as vacinas também estarão disponíveis nos 12 Centros de Atenção Integral à Criança (Caic).

Em todo o Estado, serão disponibilizados 543 postos de vacinação, de acordo com o secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza. “As vacinas são a única forma de proteção contra algumas doenças, então nós solicitamos aos pais que aproveitem este sábado, que é um dia em que muitas pessoas estão de folga do trabalho, e levem os filhos para receber a vacina e garantir a proteção”, disse.

O ‘Dia D’ da Campanha de Multivacinação em Manaus, que conta com a mobilização de 4,5 mil profissionais de saúde da Semsa na capital, acontece neste sábado, com evento programado na UBS Theodomiro Garrido, na rua São José, bairro Colônia Oliveira Machado, Zona Sul da cidade.

Publicidade
Publicidade