Publicidade
Manaus
Manaus

Semsa vai iniciar agendamento de vacinação contra gripe para acamados

A Campanha de Vacinação contra a Influenza acontece de 15 a 26 de abril, sendo 20 de abril o dia de mobilização nacional contra a doença 28/03/2013 às 10:19
Show 1
Para este ano, a meta da Semsa durante a Campanha de Vacinação contra a Influenza é imunizar aproximadamente 245 mil pessoas em Manaus
acritica.com Manaus

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) dá início na próxima segunda-feira (1) ao agendamento de vacinação contra a gripe para os idosos acamados, impossibilitados de se deslocar até um posto de vacinação. A solicitação poderá ser feita na unidade de saúde mais próxima ou pelo telefone 0800-280-8-280 até o dia 17 de abril. A Campanha de Vacinação contra a Influenza acontece de 15 a 26 de abril, sendo 20 de abril o dia de mobilização nacional contra a doença.

O secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, ressalta que é muito importante que as famílias sejam criteriosas e só façam a solicitação do serviço naqueles casos em que o idoso esteja realmente impossibilitado de comparecer à unidade de saúde para receber a vacina.

 

A gerente de Imunização da Semsa, enfermeira Wanderglicer Chaves, orienta que, ao agendar a vacinação do idoso acamado, a pessoa que ligar deverá fornecer, além do próprio nome e CPF, as seguintes informações sobre o idoso: nome, número de documento de identidade, idade e endereço completo (se possível, com indicação de pontos de referência). É necessário informar, também, o problema de saúde do acamado.

A central 0800-280-8-280 funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h; as unidades de saúde que atendem em horário normal, das 07h30 às 18h; e as de horário estendido, das 18h às 21h, e aos sábados, das 7h às 17h. O período de vacinação dos acamados acontecerá de 15 a 19 de abril e de 22 a 24 de abril.

Campanha

Para este ano, a meta da Semsa durante a Campanha de Vacinação contra a Influenza é imunizar aproximadamente 245 mil pessoas em Manaus, incluindo idosos, crianças de 6 meses a menores de 2 anos, gestantes, indígenas, pessoas portadoras de doenças crônicas, puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde e população presidiária.

De acordo com Wanderglicer Chaves, a Semsa vai disponibilizar 854 postos de vacinação, sendo 762 fixos e 151 postos volantes, envolvendo cerca de 5 mil servidores distribuídos em todas as zonas da capital.

A enfermeira informa, ainda, que a vacina protege contra a gripe sazonal (conhecida como gripe comum) e contra a gripe A/H1N1. “A criança e o adulto também podem receber outras vacinas do calendário na mesma hora de aplicação da vacina contra a influenza. Basta garantir que serão utilizados locais de aplicação diferentes”, acrescenta.

Publicidade
Publicidade