Publicidade
Manaus
Manaus

Semsa vai orientar coordenadores de bandas e blocos

A reunião acontece no auditório da Semsa, na avenida Mário Ypiranga, 1695, Adrianópolis, às 15h. 11/01/2013 às 19:22
Show 1
A Bica existe desde 1985 e é uma das mais tradicionais bandas de Carnaval de rua de Manaus
acritica.com Manaus (AM)

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vai reunir na próxima terça-feira, 15,  no auditório da sede, os coordenadores de bandas e blocos de carnaval. O objetivo do encontro, coordenado pelo Departamento de Vigilância Sanitária (Dvisa), é orientar sobre as medidas sanitárias exigidas para a comercialização de alimentos e uso de banheiros no trajeto dos desfiles e nos locais de concentração das bandas.

O diretor do Dvisa, Jerfeson Caldas, explica que todas as bandas e blocos precisam de autorização da vigilância sanitária municipal para o funcionamento legal. “Vamos orientar os responsáveis para que façam a solicitação de autorização com antecedência e atendendo a todas as normas exigidas pela legislação”. 

Até o momento foram feitos cerca de 40 pedidos de autorização ao Dvisa, mas a estimativa da Prefeitura de Manaus é de que participem do carnaval deste ano, pelo menos, 180 bandas e blocos de rua.


Durante o encontro, a equipe do Dvisa vai pedir atenção especial dos coordenadores aos problemas que acontecem com mais frequência. Um deles é a venda de bebida alcoólica por ambulantes, o que é proibido por lei. A Dvisa também vai orientar sobre as normas para manipulação e acondicionamento de alimentos vendidos na rua, qualidade do gelo para a refrigeração de bebidas, higienização e quantidade de banheiros necessários ao público participante e gerenciamento dos resíduos. Os responsáveis pelas bandas e blocos serão orientados, ainda, sobre como solicitar a autorização sanitária ao Dvisa.

“Queremos não só esclarecer as pessoas que organizam este tipo de evento, como sensibilizá-los para que, de fato, cumpram com as exigências”, destaca Jerfeson Caldas. Nos dias de evento, equipes do Dvisa farão fiscalização in loco e as bandas e blocos que não estiverem seguindo as normas sanitárias serão notificadas.

A reunião acontece no auditório da Semsa, na avenida Mário Ypiranga, 1695, Adrianópolis, às 15h.

Publicidade
Publicidade