Publicidade
Manaus
CARNAVAL SEGURO

Serviço Disk-Pileque começa a funcionar em Manaus nesta quinta-feira (1º)

Sistema gratuito vai resgatar quem beber e não estiver em condições de dirigir para a casa. Disk-Pileque vai funcionar até o próximo dia 15 31/01/2018 às 19:56 - Atualizado em 01/02/2018 às 10:24
Show ma
Foto: Divulgação
acritica.com* Manaus (AM)

Começa a funcionar, em Manaus, a partir de 0h desta quinta-feira (1º), o Disk-Pileque. O sistema vai resgatar quem não estiver em condições de dirigir para a casa e vai funcionar até o dia 15 de fevereiro.

O Disk-Pileque é uma das ações que estão sendo realizadas pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), em parceria com Associação dos Condutores de Ambulância do Estado do Amazonas (Amcaam), com o objetivo de reduzir os índices de acidentes provocados pela combinação álcool e direção, no período do Carnaval.

A solicitação da carona solidária pode ser feita pelo próprio motorista ou por amigos, donos de bares e responsáveis por bandas de carnaval que identifiquem condutores embriagados. O telefone do Disk-Pileque é (92) 99146-9863 e também funciona pelo WhatsApp.

“Quando recebemos uma chamada no Disk-Pileque, um motorista e um enfermeiro vão até o motorista e verificam seu estado de embriaguez. O mesmo além de ter seu carro removido até sua casa, ainda recebe tratamento médico caso precise e é entregue na sua casa com toda segurança possível”, explicou o coordenador do Disk-Pileque, Manuel Araújo.

De acordo com o  diretor presidente do Detran-AM, Vinicius Diniz, a expectativa, com as ações de fiscalização e do programa da carona solidária, é manter em zero o número de acidentes de trânsito nesse período, como registrados em 2017. 

“Várias pessoas ficam com receio de usar o serviço e serem multadas ou presas. Queremos deixar claro para o condutor que usando o serviço ele não terá qualquer tipo de repreensão, muito pelo contrário, ele estará contribuindo com a comunidade evitando dirigir alcoolizado, podendo causar um acidente no percurso”, afirmou.

“O risco de ser preso corre quem não ligar e dirigir embriagado, pois, estaremos com fiscalização em todas as zonas da cidade”, complementou.

Segundo ele, as viaturas que serão utilizadas no serviço estarão em pontos estratégicos na cidade, durante todo o Carnaval, para atender, o mais breve possível, as chamadas do Disk-Pileque.

Ações

O Detran-AM também intensificou ações, colocando todo o seu aparato nas ruas, incluindo bafômetros e guinchos. São 120 servidores trabalhando nas ações educativas e fiscalizações da Lei Seca.

O intuito é o de coibir os excessos ao volante, principalmente, a direção perigosa, dirigir sem capacete, alcoolizado ou sem habilitação. O reforço maior será nas áreas onde acontecem as principais festas da cidade.

Dirigir alcoolizado é crime de trânsito previsto no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A multa é de R$2.934,70 e a pena varia de seis meses a três anos de detenção. Quando flagrado conduzindo um carro bêbado, o condutor tem a carteira apreendida e pode ter suspensa a permissão para dirigir.

*Com informações da Assessoria de imprensa.

Publicidade
Publicidade