Publicidade
Manaus
Saúde

Serviços de urgência e vigilância serão reforçados durante as Olimpíadas

Durante os eventos, o SAMU reforçará suas equipes em todas as bases descentralizadas nas regiões Norte, Sul, Leste, Oeste, Centro-Sul, Centro-Oeste, Cidade de Deus, Colônia Antonio Aleixo, Santa Etelvina, Puraquequara, Posto Avançado da Ponta Negra, Base fluvial e Central de Remoção 01/08/2016 às 16:20 - Atualizado em 01/08/2016 às 16:21
Show  ndice
O serviço também atuará no Live Site do Complexo Turístico Ponta Negra, e no Largo de São Sebastião, com equipes de ambulância de suporte básico e suporte avançado (Foto: Agnaldo Oliveira/Semsa)
acritica.com

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) montou um plano de ações para atender a população e turistas durante o período da Olimpíada 2016, que vai até o dia 21 de agosto. “É um momento importante para a cidade e não estamos medindo esforços para que tudo transcorra bem para os visitantes, moradores, trabalhadores e participantes de uma forma geral nesse período”, destaca o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto.

Durante os eventos, o SAMU reforçará suas equipes em todas as bases descentralizadas nas regiões Norte, Sul, Leste, Oeste, Centro-Sul, Centro-Oeste, Cidade de Deus, Colônia Antonio Aleixo, Santa Etelvina, Puraquequara, Posto Avançado da Ponta Negra, Base fluvial e Central de Remoção. O serviço também atuará no Live Site do Complexo Turístico Ponta Negra, e no Largo de São Sebastião, com equipes de ambulância de suporte básico e suporte avançado.

No Centro Integrado de Comando e Controle, na Arena da Amazônia, haverá equipe do Samu para pronto atendimento e também remoção de pacientes para unidades de urgência e emergência, no caso de demandas que necessitem de procedimentos de maior complexidade. Ao todo, 34 ambulâncias de suporte básico, oito unidades de suporte avançado, duas ambulanchas e 14 motolâncias serão usadas nestes atendimentos.

 Visa Manaus

O plano de ação de vigilância sanitária para as Olimpíadas está focado na qualidade de produtos e serviços que podem oferecer risco à saúde se não estiverem dentro das normas de segurança. De acordo com o diretor da Visa Manaus, Fernando Branco, as ações de regulação dos estabelecimentos de produção e venda de alimentos foram intensificadas, com a inspeção das instalações de assistência fixas e móveis. “As ações continuam durante o evento. Faremos a vistoria nos produtos industrializados, fabricados pelas empresas, fora ou dentro do complexo, a serem oferecidos durante os jogos pelas empresas prestadoras de serviços de alimentação”, informou Branco.

Ponto facultativo

A Arena da Amazônia recebe os jogos de futebol masculino Suécia x Colômbia e Nigéria x Japão no dia 4 de agosto; Suécia x Nigéria e Colômbia x Japão, no dia 7 de agosto;  e os jogos de futebol feminino entre Colômbia x Estados Unidos e África do Sul x Brasil no dia 9 de agosto. Nesses dias a Vigilância também estará em atuação.

A Prefeitura de Manaus decretou ponto facultativo nos dias 4 de agosto (quinta-feira) e 9 de agosto (terça-feira), quando serão realizadas as disputas de futebol pela primeira fase dos Jogos Olímpicos em Manaus. Nos dias de jogo da seleção brasileira masculina e feminina de futebol, fora de Manaus, o Poder Executivo determinou que o expediente nas repartições municipais seja encerrado às 12 horas.

Entretanto, nesses dias, a Semsa manterá em funcionamento estruturas essenciais como a Maternidade Moura Tapajóz e o SAMU.

*Com informações da assessoria de comunicação.

Publicidade
Publicidade