Segunda-feira, 18 de Novembro de 2019
Manaus

Servidores da Polícia Civil iniciam mestrado em Segurança Pública na UEA

A aula inaugural foi ministrada pelo Professor Iuri da Costa Leite, 50, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Rio de Janeiro e Doutor em Estatística Social pela Universidade Southampton. Ele comandou um debate entre os alunos sobre questões importantes em Segurança Pública



1.jpg Esse é o segundo curso de mestrado em Segurança Pública do Brasil
06/04/2013 às 17:21

Servidores da Polícia Civil do Amazonas iniciaram nesta sexta-feira (5), um curso de mestrado na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos. Esse é o segundo curso de mestrado em Segurança Pública do Brasil e, em Manaus, é ministrado a Delegados e Investigadores.

A aula inaugural foi ministrada pelo Professor Iuri da Costa Leite, 50, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Rio de Janeiro e Doutor em Estatística Social pela Universidade Southampton. Ele comandou um debate entre os alunos sobre questões importantes em Segurança Pública, como a aplicação das legislações do Código Penal e o Código de Trânsito.



De acordo cm o coordenador do mestrado, Antônio Gelson Nascimento, 49, que é investigador da Polícia Civil lotado na Secretaria de Segurança Pública (SSP) e doutor em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), esse curso é uma referência no Brasil e vários profissionais de diferentes regiões já se mostraram interessados em se capacitar na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

“Lidar com segurança pública é uma atividade complexa que necessita de multidisciplinaridade. A SSP buscou essa parceria com a UEA e o nosso propósito é, por meio dos artigos científicos dos alunos, propor resoluções para uma série de problemas que envolvem o tema no Amazonas”,disse Antônio Gelson.

Helena Maria da Costa Gomes, 45, é Investigadora do Departamento de Planejamento da Polícia Civil e formada em Direito pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (Ciesa) e em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Ela é uma das alunas do mestrado e considera essa uma oportunidade única. “A Polícia Civil do Amazonas sai na frente de outros estados, pela capacitação de seus servidores”,diz.

O Delegado Fernando Bezerra, da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), também é um dos alunos do mestrado. Ele diz que seu objetivo final com o curso é prestar um melhor serviço à sociedade. “No mestrado, vamos utilizar a pesquisa científica para a discussão dos problemas em Segurança Pública”, afirma.

O Coordenador do mestrado, Antônio Gelson, faz previsões sobre o futuro da Segurança Pública no Amazonas. “Dentro de alguns anos poderemos contar com uma equipe de profissionais de Segurança Pública que vão colaborar de forma bastante satisfatória para resolver os problemas desse tema”, afirmou.

*Com informações da assessoria


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.