Domingo, 23 de Janeiro de 2022
Protesto

Protesto de servidores da saúde do Amazonas pede reajuste salarial de 24%

De acordo com a categoria, salário-base está congelado desde 2016. Secretaria garante que está em diálogo com os servidores



manifestacao_saude_amazonas_B463B1C9-83E1-474D-A3A3-64FB1BECA1FF.jpg Foto: Divulgação
08/11/2021 às 15:57

Técnicos em enfermagem, em radiologia, maqueiros, copeiros e demais profissionais de saúde da rede estadual, realizaram uma manifestação nesta segunda-feira (8), em frente à sede da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), localizada na avenida André Araújo, bairro Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus.

Dentre as reivindicações da pauta dos manifestantes, o principal motivo do protesto é referente a reposição salarial dos servidores que, segundo Gildenor França, um dos representantes do Movimento Organizado dos Trabalhadores de Saúde do Amazonas (Mots-AM), o governo do Estado deve o valor de data-base de 24%.



"Queremos demonstrar nosso sentimento de indignação e repúdio a essa situação vergonhosa que o governo fez com os trabalhadores da Saúde, onde o Estado deve 24% de datas-base atrasadas para o servidor. E nessa situação vergonhosa nos foi oferecido apenas 8%. ", declara França.

Outro servidor que trabalha na Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) ressalta ainda que esta data-base corre risco de aumentar devido a possível inflação no ano que vem.

"Nós temos mais de 5 bilhões de orçamento sobrando no Estado e somos recebidos com essa proposta vergonhosa. Estamos com o salário-base congelado desde 2016 até hoje. Estamos com quatro datas-base atrasadas, com a inflação deste ano chegando a 35%, 37%. É totalmente injusto", acrescentou o manifestante.

Em nota, a SES-AM informou que mantém o diálogo com os sindicatos da área da Saúde, por meio da Mesa de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde (SUS) "na qual as reivindicações estão sendo tratadas", conclui a nota.

News b9c859f0 b845 415e 97aa d9fe4eb65dc1 96581f6b 36a1 4a7c a5d9 8f8c56b0b256
Repórter de A Crítica
Amazonense, nascido e criado em Manaus. Graduado em Jornalismo e mestrando em Antropologia Social, ambos pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.