Segunda-feira, 23 de Novembro de 2020
DESPERDÍCIO

Sessão da CMM tem 'fofoca', pregação religiosa e Paulo Coelho no plenário

O plenário da Casa se dedicou a discutir os desentendimentos internos por mais de 20 minutos e ainda houve tempo para 'acalmar os ânimos' com a Bíblia e versos de Paulo Coelho



CMM_-_PLENARIO_ROBERVALDO_ROCHA__8___1__E6471E31-6C29-4D2D-9129-75B53A9A7BB9.JPG (Foto: Robervaldo Rocha / CMM)
06/10/2020 às 14:30

A sessão plenária da Câmara Municipal de Manaus (CMM) de hoje (06) teve de pregação bíblica a citação ao livro ‘O Manual do Guerreiro da Luz’, de Paulo Coelho, para acalmar os ânimos sobre as intrigas e fofocas que estariam ocorrendo nos bastidores entre os parlamentares. 

No momento em que 38 dos 41 membros da casa estão nas ruas e redes sociais tentando convencer a população a lhes dar mais quatro anos de mandato, o plenário da Casa se dedicou a discutir os desentendimentos internos por mais de 20 minutos.



Logo após a leitura da ordem do dia, o presidente da casa Joelson Silva (Patriotas) defendeu-se de acusações que teriam sido direcionadas a ele pela vereadora professora Jaqueline (PHS), a respeito de um suposto apadrinhamento de funcionários na Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Jaqueline, que havia chegado ao plenário no momento em que Joelson tomou a palavra, pediu explicações sobre o porquê de seu nome estar sendo proferido durante o discurso. O presidente justificou dizendo que “alguns colegas chegaram aqui no meu ouvido falando isso e eu não tenho indicações”.

A vereadora por sua vez questionou: “de onde está saindo essa história?” e completou dizendo que Joelson “é livre para indicar quem quiser”, e que “essa roupa suja a gente lava em casa, não é em microfone não!”, completou a parlamentar, que teve o seu microfone silenciado.

Após o pequeno desentendimento, foi dado o início à ordem do dia, que foi finalizada com a palavra da vereadora Mirtes Salles (Republicanos), recitando alguns parágrafos do livro ‘O Manual do Guerreiro da Luz’, do escritor Paulo Coelho. 

“O inimigo, vereador Ewerton [Wanderley (DEM)], ele está lá fora e nós que somos cristãos sabemos o quanto o inimigo usa as pessoas. O inimigo senhor presidente é muito sábio, e nós precisamos ser mais sábios que ele”, disse a vereadora.

Com isso, iniciou uma série de discursos sobre a “perseguição” entre os próprios parlamentares que estariam tentando destruir a imagem dos seus adversários políticos. Ao todo foram oito discursos dos vereadores sobre a temática das intrigas. O vereador Fred Mota (Republicanos), por exemplo, agradeceu a “presença divina” por intermédio de Mirtes para acalmar os ânimos e apontar reflexões necessárias na CMM.

“Já vimos na própria Bíblia, pessoas sendo mortas por causa de fofoca e por intriga e no livro de Efésios capítulo 4 versículo vinte e nove, falar: Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe mas só a que for boa para promover a edificação”, proferiu o republicano.

Custos

A manutenção de cada uma das 41 vagas de vereador na CMM custam R$ 4,1 milhões por ano. O orçamento da Casa para este ano, segundo a Lei Orçamentária Anual (LOA), é de R$ 168,6 milhões. Cada parlamentar ganha salário de 15 mil e tem direito ao cotão mensal de 18 mil para bancar despesas como gasolina, transporte, consultoria, dentre outras.

Trecho do livro O Manual do Guerreiro da Luz lido na CMM hoje:

"Sempre que pode, ele lança mão de sua arma mais fácil e mais efetiva: a intriga. Quando a utiliza, não precisa fazer muito esforço – porque outros estão trabalhando para ele. Com palavras mal dirigidas, são destruídos meses de dedicação, anos em busca de harmonia.

Frequentemente o guerreiro da luz é vítima desta armadilha. Não sabe de onde vem o golpe, e não tem como provar que a intriga é falsa.  A intriga não permite o direito de defesa: condena sem julgamento. Então ele aguenta as conseqüências e as punições imerecidas – pois a palavra tem poder, e ele sabe disto. Mas sofre em silêncio, e jamais usa a mesma arma para atacar seu adversário. Um guerreiro da luz não é covarde". 


 

News giovanna 9abef9e4 902c 428b a7c8 c97314664fb7
Repórter
Repórter de A CRÍTICA. Sempre em busca de novos aprendizados que somente uma boa história pode trazer.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.