Terça-feira, 11 de Agosto de 2020
POLÍTICA

Sessões plenárias da ALE-AM retornam nesta terça-feira (7), em regime híbrido

Parlamentares poderão optar por participar da reunião de maneira presencial, no Plenário Ruy Araújo, ou por meio de videoconferências pela internet, como já vem acontecendo



show_ALEAM033_963BEEF8-1140-41EE-8655-06299B70123F.jpg Foto: Arquivo/A Crítica
06/07/2020 às 16:15

Com a pauta trancada por causa da não apreciação do veto do Governo do Estado ao Projeto de Lei do Gás, as sessões plenárias da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) serão retomadas, em regime híbrido, nesta terça-feira (7). Os parlamentares poderão optar por participar da reunião de maneira presencial, no Plenário Ruy Araújo, ou por meio de videoconferências pela internet, como já vem acontecendo. 

Nesta terça-feira (7), conforme prometeu o presidente da ALE, deputado Josué Neto (PRTB), a procuradoria jurídica  da Casa deve apresentar um parecer sobre o afastamento do governador e do vice-governador. Segundo Josué, o parecer vai “estudar a última decisão da Justiça no que se refere ao pedido de impeachment que já estava aberto”.



A participação remota ou presencial dos parlamentares estaduais nas reuniões foi instituída pelo ato nº 11 da Mesa Diretora, que também determinou que será permitida a presença de apenas um assessor para auxiliar o deputado que estiver no plenário.

Não haverá presença de público externo, incluindo profissionais da imprensa externa. As demais atividades administrativas do Parlamento estadual permanecem pela internet.

O documento determina a obrigatoriedade do uso de máscaras, oferta de álcool em gel, bem como aferição da temperatura dos servidores das diretorias envolvidas na realização das reuniões parlamentares. Os servidores integrantes do grupo de risco, mais suscetíveis ao contágio pelo novo coronavírus, não poderão ser escalados para trabalhar presencialmente neste momento.

“É preciso deixar claro que serão obedecidas rigidamente as regras de higiene e proteção estabelecidas pelos órgãos oficiais de saúde”, declarou o Josué Neto, destacando ainda que as reuniões parlamentares continuarão sendo transmitidas, em tempo real, pelas contas da ALE-AM nas redes sociais Facebook e YouTube.

CMM

Desde a última quarta-feira (1º), os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) já se reúnem de forma híbrida. Na primeira sessão que marcou o retorno, registraram presença na sessão 31 vereadores e 10 estiveram ausentes.

Participaram da sessão via internet, os vereadores Everton Assis (PSL), Prof. Gedeão (MDB), Elias Emanuel (PSDB) e Raulzinho (PSDB).

Na sessão, os vereadores destacaram as atividades legislativas realizada pelos mesmos durante o período de trabalho remoto. O vereador Marcel Alexandre (Podemos) citou que o retorno foi somente presencial, já que, segundo ele, as atividades dos vereadores não pararam. O colega de partido Roberto Sabino enfatizou que todos na Casa já são pré-candidatos e defendeu que as eleições devem ocorrer na data constitucional.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.