Sábado, 24 de Outubro de 2020
VIGILÂNCIA

Sete malas com mercadorias da China são apreendidas no Aeroporto de Manaus

A carga está avaliada em R$ 150 mil. As malas foram descobertas por servidores da Seção de Vigilância Aduaneira durante desembarque em Manaus



china_4FDA65C3-E905-4F8D-B464-1695EE3BD336.jpg Foto: Divulgação
28/06/2020 às 12:24

Sete malas de viagem com mercadorias irregulares avaliadas em mais de R$ 150 mil foram apreendidas em uma ação de vigilância aduaneira em voos domésticos no Aeroporto Internacional de Manaus Eduardo Gomes, na Zona Oeste de Manaus.

As malas foram descobertas por servidores da Seção de Vigilância Aduaneira (Savig) durante desembarque em Manaus. As malas, que estavam em um voo procedente de Guarulhos/SP, pertenciam a 2 passageiros e continham grande quantidade de produtos eletrônicos de origem estrangeira, em sua maioria displays para telefone celular.



De acordo com o delegado da Alfândega do aeroporto, Marcelo Tavares, esta constatação foi possível com a adoção de critérios de gerenciamento de risco e da utilização intensiva do escâner de bagagens.

Os passageiros não dispunham de documentos para comprovar a regular importação ou a nota fiscal de aquisição no comércio regular. Eles informaram à polícia que tinham adquirido a mercadoria no comércio de São Paulo, porém todas eram importadas da China.

Por isso, os produtos foram apreendidos em razão das evidências de se tratar de mercadorias estrangeiras introduzidas clandestinamente no país.

Conforme Tavares, essa prática identificada lesa os importadores que atuam legalmente e subtrai os empregos legítimos gerados pela atividade legal e os recursos que deixam de ser recolhidos aos cofres públicos.

Os procedimentos fiscais terão andamento com a quantificação dos produtos, aferição do valor e formalização da apreensão. Num passo seguinte, haverá a comunicação ao Ministério Público Federal pela prática, em tese, do crime de contrabando e descaminho.

Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.