Domingo, 17 de Novembro de 2019
Prevenção ao Suicídio

Setembro Amarelo: CAAAM realiza atividades e ato público na Ponte Rio Negro

Serão lançados balões amarelos e entregues rosas amarelas aos que estiverem no local durante a atividade



ponte_rio_negro_41AF3B13-2411-4C5E-97B2-F3F0F4B2510C.jpg Foto: Arquivo AC
23/09/2019 às 14:37

Como forma de conscientização da classe advocatícia e da sociedade em geral, a Caixa de Assistência dos Advogados do Amazonas (CAAAM) promove atividades voltadas ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. O evento ocorre nos dias 26 e 27 deste mês com diversas ações voltadas para discutir a importância da saúde mental como uma das formas de prevenção às mortes por suicídio. A agenda termina com um ato público, às 16h, na Ponte Jornalista Phellippe Daou, conhecida popularmente como Ponte Rio Negro, para chamar atenção da população local sobre o tema.

A campanha, que tem repercussão mundial, busca discutir as mortes por suicídio e trazer à tona a importância dos cuidados voltados à saúde mental e emocional. Segundo a presidente da CAAAM, Denize Aufiero, este é o segundo ano que a instituição realiza a mobilização, dando suporte aos advogados e seus dependentes.



“O advogado trabalha com uma série de atividades que acabam gerando estresse e doenças emocionais. Há uma instabilidade enorme em diversos setores da nossa sociedade o que gera ansiedade e estresse. Nós temos que ter esse olhar mais atencioso, de tratar, orientar e ajudar. A caixa, como braço assistencial, precisa conscientizar a classe e humanizar a questão do estigma criado em torno dos transtornos emocionais e mentais, abrindo espaço para compressão do assunto, podendo assim, ajudar a quem está precisando de um apoio”, declara Aufiero.

A programação, que inclui atendimento psicológico gratuito, também tem agenda com diversas atividades físicas, incluindo dança, alongamento e defesa pessoal. De acordo com o educador físico Fábio Filhão, a prática de exercícios físicos é uma grande aliada no equilíbrio emocional das pessoas.

“Quando praticamos alguma atividade física, o cérebro produz endorfina, hormônio responsável pelo bem-estar, despertando melhor qualidade de vida nas pessoas. Por isso a importância do esporte como grande aliada ao combate nas doenças causadas pelo estresse”, explica Filhão, que atua na Morada Fitness, academia parceira do projeto.

Ato público

O ato público será realizado na sexta-feira (27), às 16h, em um dos locais com maior índice de mortes causadas por suicídio na capital amazonense, a Ponte Jornalista Phellippe Daou, que liga Manaus ao município de Iranduba. Na ocasião, serão lançados balões amarelos e entregues rosas amarelas aos que estiverem no local durante a atividade. “Há diversos grupos que realizam um trabalho de apoio na ponte e queremos abraçar também esta causa em um gesto simbólico às vítimas que ali perderam suas vidas, por isso, convidamos todos para participarem conosco”, finaliza Denize Aufiero.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.